Gaudium news > Pesquisa feita nos EUA situa cidades mais católicas ao sul do país

Pesquisa feita nos EUA situa cidades mais católicas ao sul do país

Estados Unidos – Washington (Quarta-feira, 18-04-2018, Gaudium Press) Um recente estudo realizado pela empresa ‘Barna Group’ avaliou as cidades norte-americanas de acordo com a denominação religiosa de seus habitantes. O chamativo dos resultados é que as cidades com uma maior porcentagem de católicos não se encontram nos estados do norte do país como poderia esperar-se pela histórica presença de colônias provenientes da Irlanda e Itália, mas no sul do país, onde a Igreja registra um notável crescimento.

Pesquisa feita nos EUA situa cidades mais católicas ao sul do país.jpg

A cidade mais católica dos EUA é segundo o relatório Lafayette, Louisiana, onde se estima que 50 por cento da povoação seja católica, seguida por Harlington, Weslaco, Brownsville, McAllen, com 42 por cento, El Paso, Texas, e Las Cruces, Novo México, com 41 por cento e Corpus Christi, Texas, com 39 por cento. Somente em quinto lugar se encontra uma cidade do norte do país: Providence, Rhode Island-New Bedford, Massachusetts, a qual registra que 39 por cento de seus habitantes sejam católicos.

O notável crescimento da Igreja Católica no sul dos Estados Unidos tem tido expressão na abertura de estruturas pastorais para o serviço dos fiéis, como indicou em julho de 2017 o Arcebispo de Atlanta, Dom Wilton Gregory, cuja Arquidiocese é membro de uma Conferência de Diocese das Carolinas e Georgia. “Nos demos conta de que todas as cinco Dioceses representadas aqui abriram Chancelarias recentemente”, expressou o prelado a CNS, que destacou a criação de novas paróquias e instituições. “Todos estamos em modo de crescimento, isso é algo bom”.

Uma das principais razões do crescimento é a presença de numerosos imigrantes latino-americanos aos quais a Igreja local acolheu através de ministérios e centros pastorais especiais. Também se registra a chegada de fiéis de outras partes do país, em momentos em que algumas dioceses do norte padecem uma redução no número de fiéis e se veem forçadas a realizar fusões e fechamentos de paróquias e escolas católicas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas