Gaudium news > Embaixadores latino-americanos ante a Santa Sé participam de curso sobre Mariologia

Embaixadores latino-americanos ante a Santa Sé participam de curso sobre Mariologia

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 18-04-2018, Gaudium Press) Com o objetivo de se aprofundar sobre Nossa Senhora como modelo da Fé Cristã, a Universidade Pontifícia Antonianum em Roma, e a Pontifícia Academia Mariana Internacional (PAMI), ambas instituições da Ordem dos Frades Menores, Franciscanos, realizaram nesta segunda-feira um curso sobre Mariologia dirigido aos embaixadores latino-americanos ante a Santa Sé.

Embaixadores latino-americanos ante a Santa Sé participam de curso sobre Mariologia.jpg

O curso esteve a cargo do Padre Stefano Cecchin, presidente da PAMI, que em entrevista com o Vatican News falou do papel que desempenha a Academia Mariana dentro da Igreja: “A Pontifícia Academia Mariana Internacional tem seu papel na Igreja de coordenar a todos os amantes de Maria do mundo (…) Tem o papel também da formação integral sobre o conhecimento da doutrina católica sobre a Mãe de Deus, como fundamento para conhecer o mistério de Cristo, o mistério da Igreja. Por isso Nossa Senhora é a chave que abre o mistério de Deus”.

Por sua vez, o Embaixador de El Salvador ante a Santa Sé, Manuel Roberto López, que tem participado no curso, comentou ao Vatican News como sua vida e trabalho anda de mãos dadas com Nossa Senhora:

“A verdade é que a Virgem Maria é nossa mãe (…) Isto o aprendemos desde pequenos, desde a infância. Recordo minha mãe me ensinou a rezar o Rosário e a pedir à Nossa Senhora que interceda por todos nós. Já adulto, conheci Nossa Senhora em diferentes momentos de minha vida, e tem estado sempre presente. É uma figura omnipresente em minha vida”, comentou, para depois acrescentar que o curso deu aos embaixadores “outra visão de Nossa Senhora, porque temos conhecido passo a passo sua vida desde a Anunciação, o nascimento, a figura de São José como pai. Nos está abrindo mais o panorama sobre o papel de Nossa Senhora em nossas vidas, na vida de toda a humanidade. Como intercessora ante seu Filho Jesus Cristo para que estas gerações, e as que vem, encontrem um mundo melhor”.

Alfredo Vázquez, Embaixador da Guatemala ante a Santa Sé, outro dos participantes do evento na Antonianum, assinalou que se aprendeu muito das páginas da Mariologia, “revalorizando a formação mariana que tínhamos”.

Além disso, anunciou que no próximo dia 29 de maio a venerada imagem de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Guatemala, será entronizada nos jardins vaticanos, como já tem sido feito em outros países latino-americanos, como Bolívia com a imagem de Nossa Senhora de Copacabana; e a Virgem de Caacupé, padroeira do Paraguai.

No dia 24 de maio será a cerimônia de clausura desta iniciativa formativa, que se desenvolverá com um congresso em conjunto com a Cátedra de Filosofia Latino-Americana que está se desenvolvendo na Universidade Pontifícia Antonianum. Na ocasião os embaixadores latino-americanos ante a Santa Sé receberão um diploma de participação no curso.

Nesta linha a Pontifícia Academia Mariana Internacional prepara também um congresso com o tema “Síndone e a Virgem de Guadalupe: retratos de Cristo e sua Mãe”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas