Gaudium news > Universidade Católica Portuguesa promove Cursos de Formação Avançada

Universidade Católica Portuguesa promove Cursos de Formação Avançada

Lisboa – Portugal (Quinta-feira, 19-04-2018, Gaudium Press) ‘Religião, memória e identidade na Europa’ será o tema do colóquio promovido pelo Instituto de Estudos de Religião (IER), da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no próximo dia 4 de maio.

19-UCP- Colóquio-Religião, memória e identidade na Europa pelo ano do património cultural.jpg

“Num momento em que as questões religiosas ocupam a agenda pública de muitas maneiras, urge reconhecer o lugar da memória religiosa nos processos de transmissão cultural e na construção das identidades”, afirmam os organizadores em nota de imprensa distribuída pelo IER.

O colóquio que se realiza no ‘Ano Europeu do Patrimônio Cultural’ terá seu início às 09h30 da manhã indo até as 17h45, e desenvolverá na sala de exposições, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Com o colóquio ‘Religião, memória e identidade na Europa’, o Instituto de Estudos de Religião pretende lançar um convite para uma reflexão sobre “o papel da religião e da memória na Europa”, salientando um particular interesse pelos debates sobre a identidade e a cultura.

O evento do Instituto de Estudos de Religião da UCP terá entrada livre, mas com inscrição. O programa distribuído destaca a abertura do evento que será realizada pelo presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim.

A programação destaca três temas a serem desenvolvidos e refletidos ao longo do dia: ‘Comunidade, conflito e identidade – entre o universal e o particular’; ‘Patrimônio religioso e transmissão cultural – preservar e recriar’ e ‘A Europa como cultura – literatura, tradução e memória’.
O Colóquio encerra-se com uma mesa redonda dentro da temática ‘Testemunhos de uma Europa viva?’.

Outros eventos

O IER divulga também que vai promover dois cursos de formação avançada em maio:
‘O essencial sobre o pensamento de Paulo’, sob a responsabilidade do vice-reitor da UCP, padre José Tolentino Mendonça, que se desenvolverá em todas as quartas-feiras do mês de maio.

Para os promotores estes encontros pretendem fornecer “instrumentos necessários à compreensão do caráter inovador do pensamento de Paulo de Tarso”, como autor dos primeiros escritos do cristianismo e enquanto construtor da ideia de uma pertença comum.

“O Livro dos Salmos: História e Literatura” deve ser o outro curso avançado promovido pelo Instituto de Estudos de Religião que deverá desenvolver-se também às quartas-feiras de maio, sendo coordenado pelo diretor da Faculdade de Teologia, da UCP, o padre João Lourenço. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas