Gaudium news > O caminho seguido pelos jovens vocacionados em Alagoas

O caminho seguido pelos jovens vocacionados em Alagoas

Maceió – Alagoas (Quinta-feira, 19-04-2018, Gaudium Press) O sacerdote, reconhecido pela igreja de Roma como o representante de Nosso Senhor Jesus Cristo na terra, tem como principal missão conduzir o povo de Deus no caminho para a salvação eterna.

 O caminho seguido pelos jovens vocacionados em Alagoas.jpg
Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção
Foto: Arquidiocese de Maceió

Mas antes de chegar ao sacerdócio, o escolhido deve, antes de tudo, discernir acerca de sua vocação, também considerada por muitos como um dom divino quando confirmada através do chamado de Deus.

No Brasil, mais precisamente o Estado de Alagoas, por exemplo, o campo religioso é composto por três regiões, que são a Arquidiocese de Maceió, a Diocese de Penedo e a Diocese de Palmeira dos Índios. Para esta divisão, são levados em conta fatores como o tamanho territorial e a importância histórica de cada localidade.

Na Arquidiocese de Maceió, o corpo de líderes religiosos é formado por 123 padres, que estão divididos nas 96 paróquias da capital alagoana e em regiões adjacentes. Outras nove áreas estão em processo de preparação para tornarem-se paróquias.

Hoje, 38 seminaristas vivenciam a preparação para o sacerdócio em Maceió, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção.

Após ordenados, os padres permanecem na região de formação para o exercício da missão pastoral, sendo encaminhados pelo Arcebispo Dom Antônio Muniz Fernandes para suas respectivas paróquias.

Sobre a vocação de jovens ao sacerdócio em Alagoas, o Padre Severino, reitor do seminário, afirmou que tem sido uma constante, embora haja oscilações em alguns momentos.

Esclarecendo, o Padre Severino garantiu que as constantes transformações no mundo não interferem, necessariamente, na decisão do jovem em seguir a vida religiosa. “O sacerdócio é uma procura constante. Em alguns momentos aumenta, em outros diminui”.

Mas a vocação sacerdotal, prosseguiu o religioso, “é um dom concedido por Deus”, e sendo assim, “nós sempre precisamos atender ao chamado de Jesus Cristo, orando ao dono da messe para que ele nos envie operários para a sua messe”.

Além do Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Maceió, o Estado de Alagoas possui o Seminário Menor São João XXIII, em Marechal Deodoro, o Seminário São João Maria Vianney, em Palmeira dos Índios, e o Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, da Diocese de Penedo, que funciona em Arapiraca, na região Agreste.

Ainda conforme o Padre Severino, “quando o jovem sente o chamado, que vem de Deus, ele é ajudado a ter discernimento através de encontros que chamamos de vocacionais. Neles, ele faz uma avaliação para entrar no seminário e seguir a missão que lhe foi proposta por Jesus Cristo. E o maior desafio é o novo cotidiano”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Maceió

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas