Gaudium news > Nasce na Colômbia a Fundação Universitária Salesiana

Nasce na Colômbia a Fundação Universitária Salesiana

Colômbia – Bogotá (Quinta-feira, 19-04-2018, Gaudium Press) Grande alegria há entre os membros da Família Salesiana na Colômbia com a recente notícia da aprovação, por parte do Ministério de Educação Nacional, da Fundação Universitária Salesiana: um sonho desejado por anos, que já é uma realidade.

Nasce na Colômbia a Fundação Universitária Salesiana.png

“Amigos e amigas, Movimento Salesiano, Família Salesiana, com imensa alegria queremos comunicar a vocês o nascimento da Fundação Universitária Salesiana, este sonho que existe desde os anos 70, foi validado pelo Ministério de Educação Nacional no dia 09 de abril de 2018, mediante a resolução que outorga ‘o reconhecimento de pessoa jurídica como Instituição de Educação Superior com caráter de Instituição Universitária'”, diz comunicado assinado pelo Provincial Superior da Inspetoria Salesiana São Pedro Claver (COB), Padre Jaime Morales, SDB; e o Reitor da Fundação Universitária Salesiana, Padre Leonardo Gómez H., SDB.

Para os salesianos na Colômbia, como se sublinha na comunicação, a nova presença no campo da educação superior é, sem dúvida, “a oportunidade esperançosa de oferecer um sistema de educação orientado a partir do carisma salesiano de pré-escolar até chegar a ser profissional”.

O Padre Morales e o Padre Gómez, assinalam por sua vez que esta notícia chegou no tempo pascal, e destacam que a última aprovação do projeto, que ocorreu na sessão do Conselho Nacional de Educação Superior (CESU) -organismo que apoia o Ministério de Educação Nacional-, teve lugar em uma data importante para a Família Salesiana: no dia 31 de janeiro de 2018, dia de São João Bosco.

“Estes sinais nos impulsionam a colocar todas nossas energias em favor deste novo campo missionário para a juventude, preferencialmente a das classes populares”, escrevem.

Indicam que haverá várias etapas antes de que a Universidade entre em funcionamento: “Depois desta etapa fundacional vem agora a etapa de institucionalização, quer dizer, vamos fazer realidade o que está escrito no projeto”.

Assinalam que primeiro será a construção da Comunidade Universitária, que é a “animadora de todo o processo de consolidação”; e segundo, se prepararão seis registros qualificados das primeiras carreiras que se oferecerão para o primeiro semestre de 2020, que serão os programas acadêmicos de Engenharia Agroindustrial, Engenharia em Energia, Engenharia Informática, Química, Farmácia, Licenciatura em Química e Licenciatura em Educação Comunitária.

Junto à Fundação Universitária Salesiana, o CESU aprovou outras duas instituições: a Fundação Universitária São Paulo e a Fundação Universitária Symes.

É muito significativo que entre as instituições educativas aprovadas, se encontre a salesiana, tal como sublinha a agência ANS em nota de imprensa: “O CESU é um organismo colegiado, integrado por representantes das comunidades acadêmicas e científicas, do setor produtivo do país e por alguns representantes das instituições oficiais que tem a ver com o desenvolvimento do setor educativo no nível superior, por isso a denominação de ‘reconhecimento como pessoa jurídica’ do Instituto Salesiano tem um valor de suma importância para o processo educativo”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas