Gaudium news > Na 56ª AG, bispo comenta os trabalhos da Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais

Na 56ª AG, bispo comenta os trabalhos da Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais

Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 20-04-2018, Gaudium Press) Criada pela CNBB, a Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais tem o intuito de fomentar o cuidado com o patrimônio material e imaterial da Igreja no Brasil, em diálogo com os órgãos governamentais e eclesiais especializados.

Sobre os trabalhos da comissão, o bispo da Diocese de Petrópolis (RJ), Dom Gregório Paixão, comentou o assunto durante o último Meeting Point da 56ª Assembleia Geral da CNBB, nesta quinta-feira, 19 de abril.

De acordo com Dom Gregório, a comissão quer colaborar na educação dos seminaristas, presbíteros e todo episcopado, bem como conceder acesso para pesquisadores estudarem os acervos históricos do país, grande parte presente em igrejas, capelas, ermidas e mosteiros católicos.

“Sabemos que os monumentos construíram também a história. (…) A maioria dos bens culturais ao redor do mundo estão ligados à história, não apenas da humanidade enquanto desenvolvimento da arquitetura e da arte, mas principalmente ao mundo religioso”, afirmou o prelado.

Ainda conforme o bispo, 72% dos monumentos do mundo estão relacionados à arte religiosa. Sendo assim, os bens culturais fazem parte de um universo de homens e mulheres que desejam agradar a Deus através da beleza. “Os monumentos desejavam, através da sua beleza elevar o coração do homem”, ressaltou Dom Gregório.

A Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais é presidida não somente pelo bispo de Petrópolis como também pelo Arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG), Dom João Justino de Medeiros, e pelo Arcebispo de Maceió (AL), Dom Antônio Muniz. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas