Gaudium news > Santa Teresa de Ávila será o eixo central da Jornada

Santa Teresa de Ávila será o eixo central da Jornada

Espanha – Ávila (Sexta-feira, 20-04-2018, Gaudium Press) No dia 27 de maio, solenidade da Santíssima Trindade, se celebrará na Espanha a Jornada ‘Pro Orantibus’ 2018, dedicada aos homens e mulheres que optaram dentro da Igreja pela vida contemplativa. “Só quero que olhe para Ele”, será o lema da jornada, tirado de Santa Teresa de Ávila, por ocasião do Ano Jubilar Teresiano que ocorre em Ávila neste ano de 2018.

Santa Teresa de Ávila será o eixo central da Jornada 'Pro Orantibus' na Espanha.jpg

“Quem melhor que a Santa andarilha, peregrina pelos caminhos do espírito, para indicar-nos a necessidade de contemplar a Jesus! ‘Só quero que olheis para Ele’ é o forte convite de Santa Teresa a todos nós no primeiro Ano Jubilar Teresiano concedido pelo Santo Padre à Igreja espanhola e em particular à Diocese de Ávila”, diz a Comissão Episcopal para a Vida Consagrada da Conferência Episcopal Espanhola ao apresentar o tema da jornada.

Os Bispos espanhóis assinalam que o lema proposto para a jornada “implica uma dupla peregrinação na espiritualidade de Santa Teresa, que recolhe magistralmente em um de seus poemas que leva o título: ‘Alma, busque você em mim’, mas que conclui com o verso ‘e me buscarei em ti'”.

Por esta razão convidam a todos os homens e mulheres que, “seguindo o convite divino, assumiram esta forma de consagração, a buscar a Cristo em seu próprio coração e descobrirem eles mesmos no Coração de Cristo. Assim serão autênticos testemunhos para todos os fiéis e para o mundo inteiro”.

Durante a jornada se rezará de modo especial por aqueles que foram chamados à vida contemplativa, ou seja, os monges, as freiras e a vida eremítica, que “oferecem sua vida em contínuo louvor à Santíssima Trindade e sua oração de intercessão pela comunidade cristã e o mundo inteiro”, como se sublinhou no Subsídio Litúrgico que a Conferência Episcopal Espanhola preparou para a celebração.

É também ocasião para expressar uma ação de graças, e o apoio aos homens e mulheres que na Espanha “mantêm vivo o ideal religioso da vida contemplativa”.

“Celebremos com sincera gratidão este domingo da Santíssima Trindade abençoando ao Senhor pela vocação consagrada contemplativa, e peçamos hoje por tantos irmãos e irmãs que vivem, trabalham e rezam nos mosteiros”, se convoca no subsídio.

Além do Subsídio Litúrgico, a CEE preparou uma série de materiais para incentivar a participação das Dioceses espanholas na jornada, entre elas, a apresentação da iniciativa, testemunhos e textos do Magistério Pontifício; assim como o selo de oração pela vida contemplativa -a qual se encontra em espanhol e catalão- e o cartaz da jornada, também disponível em espanhol, catalão e basco. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas