Gaudium news > A Eucaristia educa para a prática da justiça e da misericórdia, afirma Papa

A Eucaristia educa para a prática da justiça e da misericórdia, afirma Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 23-04-2018, Gaudium Press) O Papa Francisco viveu momento de alegria no sábado, na Praça de São Pedro.

23-A Eucaristia educa para a prática da justiça e da misericórdia, afirma Papa.jpg

Eram cerca de 13 mil peregrinos que estivam no Vaticano para retribuir a visita que o Papa fez às dioceses italianas de Bolonha e Cesena, em outubro de 2017.

No encontro com bispos, autoridades civis, sacerdotes, consagradas e leigos, Francisco disse que recorda as “atitudes e gestos de caridade, especialmente em relação às pessoas mais frágeis” que encontrou em Bolonha e Cesena.

E disse mais:
“Encorajo-os a ressoar em suas comunidades o chamado à santidade, que envolve todos os batizados, em qualquer condição de vida. Na santidade está a plena realização da aspiração do coração humano. Trata-se de um caminho que deve ser trilhado com a acolhida concreta do Evangelho. Este compromisso missionário proporciona novo impulso à evangelização”.

Nosso tempo precisam encontrar Jesus Cristo

O Santo Padre recordou que “os homens e mulheres do nosso tempo precisam encontrar Jesus Cristo”: Ele é o caminho que nos conduz ao Pai; Ele é o Evangelho da esperança e do amor.

No cumprimento da nossa missão, Ele exige generosa disponibilidade, renúncia a si mesmo e abandono confiante à vontade divina. Eis o nosso itinerário de santidade!

Cesena e Bolonha

Francisco recordou que naquela ocasião, em Cesena, foram comemorados o III centenário de nascimento do Papa Pio VI e a memória do Papa Pio VII, ocasião propícia para refletir sobre a obra de evangelização e as metas missionárias, sob o exemplo destes grandes Pastores.

Recordando sua estada em Bolonha, Francisco destacou a conclusão do Congresso Eucarístico Diocesano, que reuniu numerosos fiéis em torno de Jesus Eucarístico.
Foi, então que o Papa citou a sua Exortação Apostólica “Gaudete e exsultate”:
“Partilhar a Palavra e celebrar juntos a Eucaristia torna-nos mais irmãos e transforma-nos em comunidade santa e missionária”.

E, continuou o Pontífice em seu contato com os peregrinos:
“A Eucaristia, de fato, compõe a Igreja, a agrega e a une no vínculo do amor e da esperança. Jesus a instituiu para que permanecêssemos com Ele, formando um só corpo e tornando-nos mais unidos e irmãos. A Eucaristia nos reconcilia e nos une, alimenta a vida comunitária e gera gestos de generosidade, perdão, confiança e gratidão: significa ação de graças, nos educa à primazia do amor e à prática da justiça e da misericórdia”.

Jamais deixem de buscar Deus e o seu Reino

Por fim, o Papa fez a seguinte exortação aos peregrinos de Bolonha e Cesena:
“Não cessem jamais, de buscar a Deus e o seu Reino e de prestar o precioso serviço aos irmãos, sempre com fraternidade e simplicidade. ” (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas