Gaudium news > Argentina inicia as celebrações em honra de Nossa Senhora de Luján, padroeira do país

Argentina inicia as celebrações em honra de Nossa Senhora de Luján, padroeira do país

Argentina – Luján (Segunda-feira, 23-04-2018, Gaudium Press) A Basílica Nacional de Nossa Senhora de Luján na Argentina iniciou, com a celebração do rito de mudança do manto da imagem da Santíssima Virgem, as celebrações oficiais em honra da Padroeira do país. A celebração foi realizada neste último domingo, 22 de abril às 12h30.

Argentina inicia as celebrações em honra de Nossa Senhora de Luján, padroeira do país 1.jpg

“Como todos os anos, se troca o Manto de Nossa Senhora que ficará exposto durante uma semana para que possamos tomar graça dele”, expôs a Basílica Nacional em um comunicado convidando os fiéis para “rezar à nossa Mãe e compartilhar este momento que nos enche de emoção a cada ano”.

A tradição deste rito consiste em trocar o manto que veste a histórica imagem e levá-lo em procissão pelo templo enquanto se permite aos fiéis tocá-lo e vê-lo de perto. O vestido é exibido durante uma semana e depois cortado em pequenos pedaços que se aderem as estampas oficiais com a imagem da Santíssima Virgem Maria. Segundo a Basílica Nacional, 80 mil estampas levarão este ano fragmentos do manto da Virgem.

Argentina inicia as celebrações em honra de Nossa Senhora de Luján, padroeira do país 2.jpg

A imagem de Nossa Senhora de Luján foi encomendada por um português que a levou do Brasil, ingressando ao porto de Buenos Aires em 1630. Enquanto se transportava pelo Caminho Real à Córdoba, os bois da estrada se detiveram sem explicação em um ponto às margens do rio Luján. Apesar dos esforços dos que transportavam a carga não houve maneira de fazer mover a carruagem até que se descarregasse a caixa que continha a imagem da Imaculada Conceição. Cheios de devoção, levaram a imagem à casa mais próxima, onde se começou a venerar de maneira crescente até chegar a uma devoção com a qual se identifica de maneira particular todo o povo argentino. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas