Gaudium news > Panamá pretende se converter no “coração palpitante da juventude mundial”

Panamá pretende se converter no “coração palpitante da juventude mundial”

Panamá – Cidade do Panamá (Segunda-feira, 23-04-2018, Gaudium Press) Centenas de jovens se reuniram no Estádio Rommel Fernández, no Panamá, para participar do 48º Encontro Eucarístico em preparação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, que ocorrerá no país em janeiro de 2019.

Panamá pretende se converter no ?coração palpitante da juventude mundial?.jpg

O lema do encontro foi “não temas, Maria, porque encontrastes graça diante de Deus”, tirado do Evangelho de São Lucas, e que corresponde ao tema da 33ª JMJ que este ano se celebra a nível diocesano.

Dom José Domingo Ulloa, Arcebispo do Panamá, que presidiu a celebração, agradeceu a nutrida presença dos jovens, que desde a noite anterior participaram da “Grande Vigília Juvenil”:

“Queremos agradecer a Deus por vocês queridos jovens que tem velado toda noite como um treinamento espiritual para viver a Vigília que celebraremos no dia 26 de janeiro de 2019 junto ao Papa Francisco e a juventude do mundo”.

Assinalou que o Encontro Eucarístico teve para a ocasião uma alegria especial: “o vivemos no gozo do tempo pascal ao qual se acrescenta a vitalidade, o entusiasmo e a alegria que são características principais da juventude. Uma juventude que espera ansiosa a chegada da Jornada Mundial de la Juventude”.

Depois, anunciando a inauguração no Parque Urracá de um relógio que leva a contagem regressiva até janeiro de 2019, quando se inicie a JMJ, disse com entusiasmo: “Faltam somente 281 dias para que este pequeno país se converta no coração palpitante da juventude mundial”.

Por esta razão, o Encontro Eucarístico, como indicou o Arcebispo do Panamá, foi uma ocasião especial para “colocar aos pés do Ressuscitado e de Santa Maria La Antigua os frutos desta Jornada Mundial da Juventude que terá como sede o Panamá”.

Dom Ulloa, em outro momento e tomando palavras de Santa Teresa de Ávila, ressaltou o lugar da Igreja Católica no mundo: “Somos uma Igreja que escuta. Santa Teresa de Jesus, falando de humildade, dizia: ‘humildade é andar na verdade’. Por isso podemos dizer, com certeza, que a Igreja Católica é a maior rede humana que existe no mundo conectada pelo amor misericordioso do Pai, animada pelo Espírito Santo, guiada por Jesus Cristo, que é caminho, verdade e vida, e levada pelas mãos de Maria nossa mãe”.

“É esta mesma Igreja que não tem medo de escutar o que quer dizer a juventude do mundo neste momento histórico, por isso o Papa Francisco convocou o Sínodo dos Bispos que se celebrará em outubro de 2018 em Roma, sob o lema ‘os jovens, a Fé e o discernimento vocacional'”, acrescentou o Arcebispo do Panamá.

Neste sentido, ressaltou que a Igreja Católica dedicará muito em breve dois eventos destinados à juventude: “Passaremos do Sínodo dos Bispos em 2018 à Jornada Mundial da Juventude no Panamá em 2019. Dois eventos onde os jovens colocarão seu coração e sua coragem para nadar contra a corrente”.

Concluindo a homilia, Dom Ulloa convidou todos os panamenhos, assinalando: “Todos somos convidados a fazer parte deste projeto que se chama Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas