Gaudium news > Salesianos criam site com informações sobre as Catacumbas de São Calixto

Salesianos criam site com informações sobre as Catacumbas de São Calixto

Itália – Roma (Terça-feira, 24-04-2018, Gaudium Press) O complexo das Catacumbas de São Calixto é um dos mais antigos, mais amplos e mais conservados de Roma. Se encontra na Via Appia Antica e guarda importantes testemunhos da cristandade, já que ali foram sepultados 16 pontífices, dezenas de mártires e muitos cristãos. Deve seu nome ao Diácono São Calixto que foi proposto no século III pelo Papa Ceferino como administrador do cemitério da Roma de então. Com o tempo o lugar se converteu no que provavelmente foi a primeira propriedade da Igreja.

Salesianos criam site com informações sobre as Catacumbas de São Calixto.jpg

Com o passar dos séculos, no ano 1930, a Santa Sé confiou seu cuidado à Congregação Salesiana de Dom Bosco, que recentemente apresentou a nova página web das Catacumbas de São Calixto.

A página web, como destaca a agência ANS dos Salesianos, “se coloca como instrumento de acesso a este magnífico patrimônio: notícias sobre a história e o simbolismo das catacumbas, a descrição de caminhos e ambientes, referências, inscrições, anedotas historiográficas, interpretações arqueológicas (…) Junto às seções de informação prática que necessitam os peregrinos”.

A página web, a qual se acessa a partir do endereço www.catacombe.roma.it, está disponível em seis idiomas: italiano, inglês, espanhol, alemão, francês e polonês; dando importância à parte visual, com imagens destacadas das Catacumbas de São Calixto.

“O site se caracteriza por uma forte impressão visual e se pode captar a atenção com imagens surpreendente de todo o complexo”, sublinha a ANS.

Duas são as seções principais que contêm a nova página web: “As Catacumbas de São Calixto”, que por sua vez agrupa as subseções de “As Origens das Catacumbas” e “Os Símbolos”; e a que leva por título “Explore os Caminhos”, com as subseções “A cripta dos Papas”, “A cripta de Santa Cecília”, “Os cubículos dos Sacramentos”, “A zona chamada do Papa Milcíades” e “A região de São Caio e Eusébio”.

Entre as opções que oferece o site, está a possibilidade de gerenciar as reservas para a visita das Catacumbas, a qual se deve realizar para grupos de ao menos 15 pessoas. Visitantes individuais não necessitam de reserva prévia.

As visitas podem incluir, além do passeio completo pelas Catacumbas, a participação na celebração Eucarística com horários de missas das 09h às 11h, e das 14h às 15h30, todos os dias, excetuando a quarta-feira, quando as Catacumbas não abrem ao público.

As origens das catacumbas se remontam à primeira metade do século II quando os cristãos enterravam os seus mortos sob a terra. Muitas delas, que se ampliaram ao redor dos sepulcros familiares, começaram a ser reservadas por seus proprietários recém-convertidos para outros irmãos na Fé.

Com o tempo, por iniciativa da própria Igreja, quando adquire os terrenos, as catacumbas se ampliam e se organizam com caráter comunitário, como é o caso das Catacumbas de São Calixto.

As Catacumbas funcionaram como cemitérios até o princípio do século V, quando os enterros passaram a ser realizados na superfície. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas