Gaudium news > Aclamado compositor escocês apresenta seu Stabat Mater na Capela Sixtina do Vaticano

Aclamado compositor escocês apresenta seu Stabat Mater na Capela Sixtina do Vaticano

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 25-04-2018, Gaudium Press) Sir James MacMillan, aclamado compositor escocês e Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica de Londres, apresentou a ‘premiere’ vaticana de sua obra ‘Stabat Mater’ na Capela Sistina no dia 22 de abril, em um ato presidido pelo Cardeal Vincent Nichols. A obra foi interpretada pelo coro ‘The Sixteen’ e o conjunto ‘Britten Sinfonia’.

Aclamado compositor escocês apresenta seu Stabat Mater na Capela Sixtina do Vaticano.jpg

“Foi uma enorme honra e prazer ter minha música interpretada nesse lugar, considerando Michelangelo é claro, mas também os grandes músicos que estiveram aqui, como Palestrina e Allegri”, expressou MacMillan ao ‘National Catholic Register’. “Estive ali justamente antes do concerto e notei que Josquin des Prez havia escrito seu nome no muro. É simplesmente incrível”.

O artista destacou o caráter mariano da obra como uma perspectiva particular da paixão de Cristo. “É a história da Crucifixão e há muitas maneiras de contá-la. Back, é claro, escreveu duas paixões maravilhosas. Mas ser capaz de ver a narrativa através dos olhos de Maria nesta forma é algo muito especial e por isto tem atraído os compositores de todas idades (…) sempre quis tentar”.

A composição do Stabat Mater já havia sido interpretada em 2016 em Londres e a apresentação do dia 22 de abril foi dedicada ao filantropo católico norte-americano de ascendência polonesa John J. Studzinski, que sugeriu inicialmente ao compositor elaborar a peça e patrocinou o evento na Capela Sixtina. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas