Gaudium news > "Fátima Hoje: qual o sentido?": novo tema de Simpósio no Santuário de Fátima

"Fátima Hoje: qual o sentido?": novo tema de Simpósio no Santuário de Fátima

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 25-04-2018, Gaudium Press) O Santuário de Fátima promove entre os próximos dias 22 e 24 de junho, no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, o Simpósio Teológico-Pastoral “Fátima Hoje: qual o sentido?”.

25-Fátima hoje, qual o sentido.jpg

O encontro pretende ser um contributo privilegiado para a vivência do tema proposto pelo Santuário para o este ano pastoral: “Dar graças pelo dom de Fátima”, integrado no triénio 2017-2020, sob o tema “Tempo de Graça e Misericórdia”.

Sentido de Fátima depois de 2017

O Presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, Marco Daniel Duarte diz, no folheto de divulgação da proposta do Simpósio:

“Decorridos cem anos sobre o acontecimento e passado o momento necessariamente celebrativo que evocou esse acontecimento fundante, reveste-se de total pertinência que as diferentes formas de pensar, ao olharem para o comportamento humano em torno da Cova da Iria, interroguem o sentido que Fátima continuará a ter depois de se virar essa página que foi o ano de 2017”.

O Simpósio coloca no centro das reflexões Fátima e terá no centro da reflexão um desenvolvimento dentro dos verbos: receber, viver, anunciar, refletir. Ou seja, tratar-se-á de “receber e viver”, no primeiro dia; “viver e anunciar”, no segundo; e “refletir”, na conclusão. 

Investigadores de diferentes academias, nacionais e estrangeiras vão, segundo esta perspetiva, refletir sobre a existência humana, partindo das fontes e dos protagonistas de Fátima, lançando “uma visão sobre o complexo e multiforme mundo contemporâneo”.

Marco Daniel Duarte ainda informa que “Às chaves de leitura com que o primeiro século de Fátima enriqueceu o pensamento sobre a humanidade, o novo século, beneficiando destas, adicionará outras que claramente voltarão a problemáticas transversais às interrogações do ser humano que vive o início do segundo século de Fátima”,

Diferentes prismas de abordagem

Os investigadores que intervirão no simpósio vão, sob diferentes prismas de abordagem (teologia, filosofia, história), olhar para o posicionamento da humanidade perante a temática da presença de Deus, “tema subjaz ao quadro histórico dos inícios de Fátima e que continua a ser gritantemente atual no quadro das primeiras décadas do novo século de Fátima”, num programa onde, a par das conferências, constam momentos de oração e a celebração da Eucaristia.

Programa

O primeiro dia do Simpósio sobre Fátima sublinhará a importância da Mensagem de Fátima para o mundo contemporâneo e culmina com um serão cultural, com concerto na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O segundo dia destacará a importância do Santuário de Fátima para o tempo contemporâneo, na perspectiva de que “quer a Mensagem quer o Santuário, que recebe os que querem viver a Mensagem, são dom”. Para este dia está convidado D. Rino Fisichella, responsável pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, organismo que tutela os santuários, que vai olhar para o Santuário como “hospital de campanha”.

O terceiro dia será dedicado a refletir Fátima, tentando teorizar alguns dos seus aspetos, percebendo-a como lugar que “mostra potencial hermenêutico que sintoniza com as mais agudas preocupações da Igreja e até do pensamento humano sobre o Cosmos no tempo atual”.

Perspectiva e Expectativa

“A expetativa é a de que possam sair deste simpósio novas maneiras de dizer Fátima, perscrutando a riqueza dos seus temas e encontrando chaves de leituras que possam ser significativas para a humanidade do século XXI, que é, sem dúvida, a humanidade do novo século de Fátima”, antecipa o Presidente da Comissão Organizadora do Simpósio. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas