Gaudium news > Salesianos promovem campanha para recuperação de Porto Rico

Salesianos promovem campanha para recuperação de Porto Rico

Porto Rico – San Juan (Quarta-feira, 25-04-2018, Gaudium Press) A Igreja Católica com suas diversas instituições segue presente em Porto Rico após sete meses da devastadora passagem do furacão Maria. Assim o fala a recente campanha de coleta de fundos que foi colocada em prática pelas ‘Salesian Missions’ a partir de sua sede em New Rochelle, Nova York. O propósito é apoiar os esforços de reconstrução que se levam adiante desde que ocorreu o fenômeno natural.

Salesianos promovem campanha para recuperação de Porto Rico.jpg

Casas, escolas, edifícios, assim como instalações da Igreja Católica foram afetadas, falhas na rede elétrica e o sistema de comunicações, e antes de tudo vidas humanas perdidas e uma média de 3 milhões de pessoas que ainda estejam distantes da ajuda humanitária com escassez de alimentos, água, eletricidade e um digno refúgio, é o panorama que se vê na ilha, apesar dos esforços levados adiante nos últimos meses.

Daí que as missões salesianas estejam lançando um novo chamado para não esquecer Porto Rico, e apelar à solidariedade pelos que necessitam de ajuda.

Um apoio que oferecerá suporte também ao trabalho que os missionários salesianos continuam levando a cabo em seis comunidades de Porto Rico: duas em San Juan, as outras nas comunidades de Catano, Aíbonito, Aguadilla e Orocovis; além das comunidades onde estão presentes as Filhas de Maria Auxiliadora -Irmãs Salesianas- que acompanham em Aguadilla, Orocovis e Santurce.

Devido ao fato dos missionários salesianos viverem nas comunidades nas quais trabalham, “eles tem sido os primeiros a responder com refúgio e ajuda humanitária, inclusive quando suas próprias instalações se viram afetadas”, como destaca nota de imprensa de ‘Mission Newswire’, serviço de notícias oficial das ‘Salesian Missions’.

Um fato que testemunha a Irmã Magna Martínez, religiosa salesiana que serve no Colégio Maria Auxiliadora de San Juan, que indicou: “Se há uma forma de ajudar, sempre a encontraremos”.

A religiosa também recorda quando, sete meses atrás, saiu com suas Irmãs Missionárias para percorrer as devastadas ruas de Porto Rico, oferecendo ajuda nas instalações do Colégio: “Não tínhamos muito para oferecer, mas nos demos conta: temos o colégio, temos a cafeteria. Podemos limpar tudo e alojar tantas pessoas”.

Uma situação similar viveu o Padre Carlos Pantini, SDB, que com um grupo de voluntários salesianos ofereceram ajuda a famílias de Cantera. Percorreram as ruas da cidade e visitaram 500 famílias que perderam suas casas, oferecendo-lhes artigos de primeira necessidade.

Um apoio que segue sendo necessário ainda hoje. Por isso os salesianos continuam oferecendo alimentos, roupa e artigos para o lar para aqueles que não se recuperaram das consequências do furacão Maria; e colocaram em prática a campanha das ‘Salesian Mission’.

As missões salesianas fazem parte da Rede de Dom Bosco -Dom Bosco Network-, federação mundial de organizações não governamentais salesianas. Seu trabalho principal é arrecadar fundos para programas internacionais que sirvam a jovens e famílias em comunidades pobres ao redor do mundo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas