Gaudium news > Papa exorta Monfortinianos: retornar aos alicerces lançados pelo Fundador

Papa exorta Monfortinianos: retornar aos alicerces lançados pelo Fundador

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 27-04-2018,Gaudium Press) No final da manhã desta sexta-feira, 27/04, 90 participantes do Capítulo Geral dos Irmãos de São Gabriel, Congregação fundada por São Luís Maria Grignion de Montfort, foram recebidos pelo Papa Francisco na Sala Clementina.

27Papa exorta Monfortinianos- retornar aos alicerces lançados pelo Fundador-1.jpg

Entre os recebidos pelo Pontífice estavam também Missionários Monfortinianos, Filhas da Sabedoria, Irmãs de São José de Kottayam, todos pertencentes à família dos filhos espirituais de São Luís de Monfort que participam desse 32° Capítulo Geral.

Ao dirigir-lhes a palavra, Francisco recomendou a todos a retornar aos alicerces lançados, há mais de 300 anos, pelo Fundador, cuja festa litúrgica é comemorada neste próximo sábado, 28/4.

Voltar aos alicerces do Fundador

“Um destes alicerces é a “Palavra de Deus”, que deve ser meditada, constantemente, para que seja encarnada na vida e modelada segundo os pensamentos e gestos de Cristo.

O outro é a “Sabedoria”, cujo amor e incessante busca inspiraram as páginas iluminadas de São Luís de Montfort. Colocando em prática seus conselhos, vocês poderão discernir os desafios, partindo sempre de Cristo e do seu Fundador”, disse o Papa aos capitulares.

“Vida fraterna e dimensão comunitária da missão Monfortina”

Em suas palavras o Papa partiu do tema que norteia o Capítulo: “Vida fraterna e dimensão comunitária da missão Monfortina”.
Interpretando o tema, Francisco disse que se trata de um objetivo providencial, que situa a sua missão no nosso mundo: Vocês devem estar presentes neste mundo como “almas de fogo”, animadas pelo Espírito e pela Sabedoria.

Espírito e Sabedoria

O Papa refletiu sobre a missão deixada pelo Santo para eles: “Segundo São Luís Montfort, esta é a única riqueza, capaz de ensinar-nos a “ser”; é um apelo a cada um de vocês e à sua missão de educadores, que se baseia na certeza da beleza da vida e da esperança; é uma síntese que se constrói, dia a dia, na oração, na docilidade ao Espírito, na fidelidade à sua Regra de vida e na caridade concreta. Tudo isso sob a imitação do exemplo perfeito da Virgem Maria”.

Atrair, entusiasmar, arrastar

Francisco disse aos Monfortinanos presentes que a vida fraterna dá testemunho, atrai, evangeliza e contagia. Em todas as suas comunidades e nos grupos de trabalho, a fraternidade estimula à disponibilidade.

Por isso o Papa exortou a Família Monfortiniana a formar uma comunidade acolhedora, manifestando, sobretudo aos jovens, a alegria de seguir a Cristo e a responder à sua chamada:

27Papa exorta Monfortinianos- retornar aos alicerces lançados pelo Fundador.jpg

“Amem com o coração e com as mãos: é o que vocês aspiram a viver e a transmitir. Somente a civilização do amor poderá dar alma ao nosso mundo globalizado em contínuas mudanças.
Mediante o seu carisma, vivido com dedicação e sabedoria, vocês podem ser faróis, colocando em evidência o caráter evangélico da missão educativa.

O Evangelho exige vida e ação!”

Para encerrar o encontro, o Papa Francisco ainda comentou: “Os desafios da transmissão da fé e da vida comunitária devem ser encarados com criatividade, por meio da pedagogia e dos projetos educacionais e sociais. Ao centro da sua missão sempre esteve a particular atenção aos pobres e marginalizados”.

E encorajou os membros da Família Monfortiniana a continuar a ajudá-los “para que sejam protagonistas do seu futuro e ocupem seu lugar próprio na sociedade” (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas