Gaudium news > Igreja na Argentina celebra 75 anos da devoção a Nossa Senhora dos Escoteiros

Igreja na Argentina celebra 75 anos da devoção a Nossa Senhora dos Escoteiros

Argentina – Luján (Quarta-feira, 02-05-2018, Gaudium Press) Neste ano de 2018 se comemora os 75 anos da imagem de Nossa Senhora dos Escoteiros, padroeira do escotismo católico, que é venerada na Basílica de Nossa Senhora de Luján na Argentina, e foi pintada pela Madre Margarita Toro Aguirre, Irmã da Congregação Educativa Companhia de Maria, de Mendoza.

Igreja na Argentina celebra 75 anos da devoção a Nossa Senhora dos Escoteiros 1.jpg

A história desta imagem se inicia através de uma visão que em 1937 teve o Padre Reginaldo Farías, então capelão do grupo de escoteiro “Cadetes de San Martín”, também da província argentina de Mendoza, apresentando-se Nossa Senhora, que leva em seus braços ao Menino Jesus e é venerada por um grupo de escoteiros.

A Madre Margarita se inspirou na visão do sacerdote para pintar no ano de 1943 um quadro muito especial, único para os escoteiros e cheio de simbolismos.

A obra está dividida em dois espaços. Desde a metade até a parte superior, se evoca o mundo espiritual e sobrenatural destacando-se a Virgem Maria com o Menino Jesus, e os jovens escoteiros que a rodeiam em atitude orante.

Sob ela a religiosa pintou um lago calmo e uma barca que representa a natureza como obra de Deus, que foi confiada aos homens. Uma natureza contida em árvores de diferentes regiões geográficas, para falar dos escoteiros presentes em todo o mundo.

Toda a obra fala de uma noite de acampamento com a lua cheia que ilumina a cena, e é também um símbolo mariano.

Do lado superior esquerdo aparece outro escoteiro lutando contra o dragão, para representar a luta contra o mal e também a lenda de São Jorge, padroeiro mundial dos escoteiros. Nesta luta o jovem utiliza o lenço e o estandarte que traz desenhada a flor-de-lis e seu bordão, que são as armas dos escoteiros.

No quadro também aparecem outros dois elementos: o fogo, que evoca ao Espírito Santo e o Guia de Patrulha, que é o “Bom Pastor” que orienta a tropa, ou as ovelhas que lhe foram encomendadas.

Por um tempo a imagem não era tão conhecida, mas ganhou maior popularidade e devoção em 1980 durante o Ano Mariano Nacional na Argentina, quando os escoteiros católicos do país austral se consagraram à Nossa Senhora dos Escoteiros. Já na década de 1940 a imagem era entregue aos novos escoteiros que formulavam sua promessa dentro do Movimento Escoteiro da Argentina.

Igreja na Argentina celebra 75 anos da devoção a Nossa Senhora dos Escoteiros 2.jpg

Em 2008 a pintura foi solenemente entronizada na Basílica de Nossa Senhora de Luján, com a presença de representantes da Comissão de Pastoral Escoteiros Católicos (COPASCA).

Réplicas da pintura estão presentes também no Santuário de El Challao, em Mendoza, Argentina, na Capela do Colégio dos Irmãos Maristas em Quillota, no Chile; também no Paraguai e na sede do Movimento Escoteiro Católico da Espanha em Barcelona. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas