Gaudium news > Reitores de Seminários da Colômbia refletem sobre a formação de futuros sacerdotes

Reitores de Seminários da Colômbia refletem sobre a formação de futuros sacerdotes

Colômbia – Medellín (Sexta-feira, 04-05-2018, Gaudium Press) Os Reitores dos Seminários Maiores da Colômbia, tanto diocesanos como religiosos, se encontraram entre os dias 23 e 27 de abril no Seminário Redemptoris Mater de Medellín para avançar no documento ‘Ratio’ Nacional, sobre a formação dos futuros sacerdotes no país.

Reitores de Seminários da Colômbia refletem sobre a formação de futuros sacerdotes.jpg

O documento responde aos pedidos e as orientações proporcionadas pela Congregação para o Clero de adaptar a nova ‘Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis’, sobre o Dom da Vocação Sacerdotal, aos seminários de cada país. A ‘Ratio’, atualizada pela congregação vaticana em dezembro de 2016, propõem um sério caminho de formação sacerdotal.

Adiantando tais trabalhos, os Reitores dos Seminários colombianos refletiram sobre vários aspectos que se terão em conta dentro do documento nacional.

Entre eles, se referiram aos desafios atuais da Pastoral Vocacional, expondo a importância de levar a cabo um trabalho articulado entre as iniciativas das Dioceses e a realidade dos seminários, segundo detalha a Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) em uma nota de imprensa.

Também deram especial atenção às etapas de formação presentes como novidade na ‘Ratio Fundamentalis’. Neste aspecto, os Reitores estudaram as quatro fases do processo de formação apresentadas no documento vaticano; quer dizer: o Propedêutico, a Etapa Discipular -que é o Ciclo Filosófico-, a Etapa Cognitiva -que é o Ciclo Teológico-, e a Etapa de Síntese Vocacional, que é a nova proposta para o processo formativo nos seminários, através da qual o jovem termina sua formação e sai à vida diocesana para inserir-se em uma paróquia, ali toma as decisões para solicitar sua admissão como diácono ou presbítero.

Os Reitores dos Seminários igualmente falaram sobre a importância das quatro dimensões da formação sacerdotal: humana, espiritual, intelectual e pastoral; que se deve ter em conta nos novos itinerários de formação, tal como expôs o Padre Manuel Vega, diretor de Ministérios Ordenados da CEC, que é citado na nota de imprensa do organismo eclesial.

Está previsto que o documento final da ‘Ratio’ para a Colômbia, que será aprovado pela Congregação para o Clero, esteja pronto para o ano de 2020. “É um processo que temos que ir desenvolvendo sequencialmente”, acrescentou o Padre Vega. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas