Gaudium news > Três dioceses pernambucanas festejam centenário jubilar de criação

Três dioceses pernambucanas festejam centenário jubilar de criação

Recife – Pernambuco (Sexta-feira, 04-05-2018, Gaudium PressA Catedral Metropolitana de São Salvador do Mundo, em Olinda, sediará no próximo dia 7 de maio, às 16h, um encontro que pretende marcar o centenário jubilar de criação de três dioceses pernambucanas: Garanhuns, Nazaré e Pesqueira.

 Três dioceses pernambucanas festejam centenário jubilar de criação.jpg
Catedral Metropolitana de São Salvador do Mundo, em Olinda
Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife

A programação insere-se no calendário comemorativo das dioceses, que vêm desde o ano passado realizando atividades festivas por ocasião do centenário jubilar em suas sedes episcopais.

Após a abertura do encontro, haverá às 18h uma celebração eucarística em ação de graças pelos 100 anos das dioceses, presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido. Os bispos de Garanhuns, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; e de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles, concelebrarão a cerimônia.

No mesmo dia, os fiéis acompanharão uma palestra acerca do contexto histórico-cultural do período de criação das três dioceses centenárias, no ano de 1917.

Naquela época, o então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, solicitou à Sé Apostólica que a parte oriental de Pernambuco fosse dividida em três bispados, a fim de que a arquidiocese estivesse localizada na parte central do Estado.

No dia 26 de julho de 1918, por meio do documento denominado Bula Papal “Cum urbs Recife”, assinada pelo Papa Bento XV, a Arquidiocese de Olinda mudou de nome, passando a ser chamada Arquidiocese de Olinda e Recife, com a sede metropolitana na Catedral da Sé, em Olinda.

Mais tarde, em 2 de agosto do mesmo ano, através da Bula Papal “Archidioecesís Olindensis et Recifensis”, foi determinada a criação das dioceses de Garanhuns, Nazaré e Pesqueira, desmembradas da arquidiocese. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas