Gaudium news > Curso fundamental sobre o direito na Igreja é reunido em dois volumes

Curso fundamental sobre o direito na Igreja é reunido em dois volumes

Itália – Roma (Sexta-feira, 04-05-2018, Gaudium Press) “Curso fundamental sobre direito na Igreja”, assim se chama o livro de autoria do sacerdote e professor Carlos José Errázuriz, que se apresentará em Roma na segunda-feira, 14 de maio. A apresentação do documento, que reúne dois volumes publicados por Giuffre Editore, terá lugar às 16h por iniciativa da Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade da Santa Cruz (PUSC), no marco de uma mesa redonda na Sala Álvaro del Portillo.

Curso fundamental sobre o direito na Igreja é reunido em dois volumes.jpg

O evento acadêmico, que será presidido pelo Rev. Prof. Luis Navarro, Reitor Magnífico da PUSC, contará com a intervenção do Padre Bruno Esposito, O.P., Professor Ordinário da Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, que falará sobre “Sistemática e conteúdo do ‘Curso fundamental sobre direito na Igreja’. A escolha e a proposta de dois volumes de Carlos J. Errázuriz M”.

Também intervirá o Padre Eduardo Baura, Professor Ordinário da PUSC, abordando o tema “O estudo do direito canônico a partir de bens jurídicos”; e Orazio Condorelli, Professor Ordinário da Universidade de Estudos de Catania, que falará sobre “A contribuição da perspectiva realista à ciência jurídica contemporânea. A propósito do ‘Curso fundamental sobre direito na Igreja’ de Carlos J. Errázuriz”.

Culminando com a mesa redonda seguirá uma breve intervenção do autor.

Precisamente o sacerdote e professor, em entrevista com ‘Santa Croce Vídeo’, comentou que o livro em seus dois volumes, é um manual de direito canônico, sendo um curso fundamental “com a intenção de fixar a atenção sobre o essencial, não em modo legalista, já que se entendem melhor estes textos quando há sintonia com a realidade mesma”.

Neste sentido, disse que o livro oferece “uma contribuição da Teologia, da pastoral; há uma interdisciplinariedade que ajuda a colocar em melhor foco os temas”.

O Padre Errázuriz explicou também que “o Direito Canônico se preocupa pela vida dos fiéis (…) Não é somente para os momentos problemáticos, é para os momentos da vida normais”.

E concluiu afirmando que a ideia de fundo do manual “é a de adotar uma metodologia não legalista, não apresentar o Direito Canônico como um conjunto de normas. Mas apresentá-lo de maneira real como uma rede de relações de justiça ao interior da Igreja”.

Ambos volumes estão dirigidos para os que estão iniciando seus estudos em Direito Canônico, mas também serve para os que desejam conhecer e se aprofundar nos temas fundamentais do direito na Igreja, quer dizer, para os canonistas em geral e para o público interessado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas