Gaudium news > A vida consagrada é tema de seminário nacional em Aparecida

A vida consagrada é tema de seminário nacional em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 07-05-2018, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida promove desde a última segunda-feira, 4 de maio, o Seminário Nacional da Vida Consagrada. As atividades acontecem no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida até o dia 8, enfatizando o convite à conversão do olhar.

A vida consagrada é tema de seminário nacional em Aparecida.jpg

O evento, que acolhe 500 institutos e congregações religiosas, tem o intuito de promover um novo ardor missionário, inspirado no tema central, intitulado “Mística e Profecia na missão comunitária”, e no lema “Saiamos, às pressas, com Maria, aonde clama a vida”.

Além disso, o Seminário traz o ícone da visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, a fim de que as congregações e institutos vivenciem a missão constante de sair ao encontro da vida.

Segundo a Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o motivo da reunião contar com o ícone da visitação da Virgem Maria deve-se ao fato de que “quando Nossa Senhora foi visitada pelo Espírito Santo, que disse que ela seria a mãe do Salvador, aquilo levou Maria a se mover”.

“O Salvador conosco, o Jesus conosco me move, então esse seminário é para nos mover interiormente, para sairmos às pressas ao encontro da vida. O que nós desejamos é justamente isso, criar um novo olhar e um novo coração, possibilitando essa renovação da nossa identidade, da nossa visão de vida consagrada”, disse a Irmã Maria Inês.

Com palestras e oficinas, a programação do Seminário pretende contribuir para a compreensão do tema central, visando promover atitudes concretas na realidade de cada carisma.

“É um seminário que tem o objetivo de nos levar a uma conversão do olhar, porque às vezes as situações vão nos amortizando, nós começamos a ficar insensível a morte, insensíveis a corrupção, as situações que denigrem no nosso povo”, confirmou a presidente da CRB.

O ser humano, de acordo com a Irmã Maria Inês, é chamado a transformar, e sendo assim, existe a importância de todos estarem unidos neste evento para revigorar esse compromisso. “Eu tenho que sair daqui mais fortalecida para a evangelização”, destacou.

Na manhã deste último domingo, 6 de maio, os religiosos do Seminário Nacional da Vida Consagrada participaram de celebração eucarística, no Altar Central, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlandes Brandes.

Em sua homilia, Dom Orlando destacou o amor infinito de Deus como base da missão religiosa e ressaltou a prática do amor principalmente nos momentos de dificuldade.

Ao estender-se à vida religiosa, o prelado pontuou a justiça social como uma forma de amar. “Vocês são mães e pais de uma multidão de filhos e filhas. Vocês trabalham em todas as situações da Igreja, no mundo inteiro. Com vocês, o mundo e a Igreja são melhores”.

No final, Dom Orlando agradeceu o papel das religiosas na Igreja, recordando que Santo Afonso Maria de Ligório recebeu de uma consagrada a revelação de que fundaria a Congregação dos Padres Redentoristas. “Vocês trabalham pelo povo de Deus, mas também pelas vocações. Eu quero pedir, hoje, vocações femininas para nossa Igreja”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas