Gaudium news > Bispo Português pede a governantes que apoiem e protejam a maternidade

Bispo Português pede a governantes que apoiem e protejam a maternidade

Fátima – Portugal (Segunda-feira, 07-05-2018, Gaudium Press) Para assinalar a proximidade do Dia das Mães, Dom Joaquim Mendes, presidente da Comissão Portuguesa Episcopal do Laicato e Família (CELF) disse em Fátima (06/05) que os responsáveis políticos e a sociedade civil devem proteger e promover a maternidade, assinalando a celebração o Dia da Mãe.

07.Dom Joaquim Mendes pede a governantes que apoiem e protejam a maternidade.jpg

“Nas mães presentes saudamos todas as mães e agradecemos-lhes tudo aquilo que elas são na família e por aquilo que elas dão à Igreja e à sociedade e dirigimos um apelo aos políticos e econômicos, aos agentes culturais e da comunicação social e a todos, para que apoiem e protejam a maternidade que começa na fecundação e nunca deixa de se manifestar”, foram palavras do Bispo auxiliar de Lisboa ao presidir à celebração eucarística na Cova da Iria.

Dom Joaquim convidou todos a “dar graças pelo mistério da maternidade”, um “amor concreto” que se toca e vive.

Para o bispo, “A maternidade é, provavelmente, o que de mais próximo do amor divino podemos conhecer. As mães testemunham a ‘beleza da vida'”:

“É um amor, muitas vezes, doloroso, que implica o sacrifício da própria vida. É um amor comunicativo, porque se não o for, não é amor, mas egoísmo”, acrescentou ainda.

O prelado alertou para “formas mascaradas de amor” e desafiou os presentes a “buscar o bem dos outros”:

“A mãe, desde o momento em que pela primeira vez sente o filho no seu ventre, deixa de viver para si mesma e passa a viver com e para o seu filho”, afirmou.

Fátima Jovem

Milhares de jovens das várias dioceses do país acorreram este sábado a Fátima para a edição 2018 do ‘Fátima Jovem’, a tradicional peregrinação nacional da juventude.

Dom Joaquim Mendes disse que os jovens são os que decidirão o futuro e convidou-os a apostar na família.
“Este é o melhor caminho para promover a renovação do tecido social da nossa sociedade: apoiar a maternidade e dar condições aos jovens e às famílias para que possam ter filhos e assim edificarem a sociedade”.

O presidente da CELF realçou que os jovens sentem um “forte desejo de amar e de ser amados”, que encontra a sua resposta “com Jesus, como Jesus e a partir Jesus”.

“No nosso coração há tantos pedidos ocultos. Pedidos de sentido, de esperança, de realização, de felicidade. Experimentai, caros jovens, amar como Jesus, e vereis como tudo isto vos será dado”, afirmou. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas