Gaudium news > Graves fatos de violência revivem a perseguição na República Centro-Africana

Graves fatos de violência revivem a perseguição na República Centro-Africana

República Centro-Africana – Bangui (Terça-feira, 08-05-2018, Gaudium Press) Um grupo de ex-membros da organização rebelde Seleka são os principais suspeitos de um grave ataque realizado contra uma congregação de mais de dois mil fiéis católicos que assistiam a uma Missa campal no templo de Nossa Senhora de Fátima em Bangui, capital da República Centro-Africana. O atentado causou a morte de 24 pessoas, entre as quais se encontrava o sacerdote Albert Toungoumale-Baba.

Graves fatos de violência revivem a perseguição na República Centro-Africana.jpg

“Com meus próprios olhos vi três granadas jogadas em frente ao templo, graças a Deus em uma área sem pessoas, e uma granada jogada em meio de muitas pessoas reunidas ao ar livre no complexo”, relatou à Ajuda a Igreja que Sofre, o Padre Moses Otii, que serve nessa mesma paróquia e se encontrava na celebração junto a mais 15 sacerdotes. “A granada foi jogada por trás dos muros da paróquia até a multidão na Missa”.

O sacerdote explicou que as Missas ocorrem de maneira campal devido a notável afluência de fiéis que não cabem no templo. “Por isto tantas pessoas foram feridas. Eles começaram a correr em todas as direções; tínhamos gente quase em todas as partes, em nossos quartos, no refeitório, nos salões paroquiais, nossa cozinha, inclusive nos banheiros”, indicou o sacerdote, que relatou que depois das explosões os terroristas abriram fogo contra os fiéis.

O Padre Albert Toungoumale-Baba, que perdeu a vida durante o ataque, servia como Coordenador de Justiça e Paz na Diocese de Bangui. Este sacerdote é o segundo a ser assassinado no último mês. O presbítero anterior a perder a vida por causa da violência foi o Padre Joseph Desire Angbabata, que protegia a refugiados no complexo de seu templo, o qual foi também atacado por rebeldes ex Seleka. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas