Gaudium news > Entregues ao Vaticano documentos da causa pela Beatificação de Frei Bruno

Entregues ao Vaticano documentos da causa pela Beatificação de Frei Bruno

Redação (Terça-feira, 08-05-2018, Gaudium Press) A causa pela Beatificação de Frei Bruno Linden teve seu processo diocesano concluído durante a última sessão solene do Tribunal Eclesiástico, no último dia 25 de fevereiro, quando ocorreu a 28ª Caminhada Penitencial em memória ao franciscano, em Joaçaba, Santa Catarina.

Entregues ao Vaticano documentos da causa pela Beatificação de Frei Bruno (2).jpg

Ao longo de cinco anos, o Tribunal analisou, documentou e julgou se o frade da Província da Imaculada Conceição demonstrou, em grau heroico, as virtudes da fé, esperança e caridade.

As caixas contendo arquivos referentes ao religioso, lacradas na última edição da Caminhada Penitencial, foram levadas para a Congregação da Causa dos Santos, em Roma, na Itália, pelo vice-postulador Frei Estêvão Ottenbreit.

De acordo com Frei Estêvão, as caixas foram entregues no dia 16 de abril. Nesta última segunda-feira, 7 de maio, após fazer a oração inicial e pedir a intercessão de Frei Bruno Linden, o oficial abriu os documentos. “À primeira vista o oficial constatou que estava tudo em ordem”, explicou o frade.

Nessa ocasião, estiveram presentes o postulador da Ordem dos Frades Menores, Frei Gianni Califano, Frei Gilberto da Silva, frade da Província da Imaculada que estuda na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, e Frei Estêvão Ottenbreit, vice-postulador.

Agora, tem início no Vaticano uma nova fase do processo, no qual a Congregação da Causa dos Santos analisará os documentos entregues e examinará se o Frei Bruno terá o decreto de reconhecimento das virtudes heroicas, ganhando posteriormente o título de venerável.

“Agora será encadernado em diversos volumes. Depois um canonista vai ver se formalmente tudo está em ordem. O decreto da Congregação dirá que o processo foi aceito e assim poderá seguir para as outras etapas”, afirmou Frei Estêvão. “Isto pode demorar aproximadamente uns 12 meses”, completou.

Entregues ao Vaticano documentos da causa pela Beatificação de Frei Bruno.jpg

Ainda segundo o vice-postulador, “neste meio tempo já começaremos a traduzir os depoimentos e a pensar na ‘positio’, que é um resumo do processo. Ao mesmo tempo, temos que rezar e pedir um milagre pela intercessão de Frei Bruno”.

Por sua vez, o Bispo da Diocese de Joaçaba, Dom Frei Mário Marquez, destacou que é tamanha a expectativa pela Beatificação do religioso franciscano, que deixou suas marcas de santidade no Estado de Santa Catarina. “Por esse motivo, pedimos para que as pessoas continuem rezando e pedindo as intercessões ao nosso Servo de Deus Frei Bruno Linden”, declarou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do site www.franciscanos.org.br

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas