Gaudium news > Diocese de Vacaria (RS) tem novo bispo

Diocese de Vacaria (RS) tem novo bispo

Redação (Quarta-feira, 09-05-2018, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 9 de maio, o Padre Sílvio Guterres Dutra, atual reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, como novo bispo de Vacaria, no Rio Grande do Sul.

Diocese de Vacaria (RS) tem novo bispo.png

A decisão do Pontífice, comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil, atende ao pedido de renúncia apresentado por Dom Irineu Gassen, por motivo de idade.

Em mensagem assinada pelo secretário-geral, Dom Leonardo Steiner, a CNBB saudou o novo membro do episcopado.

“Ao olhar para os seus dados biográficos, verificamos que o senhor percorreu um caminho de formação com especialmente voltado para o campo da Pastoral e da Formação do Clero. Estes elementos, entre outros, expressam as ferramentas que a Providência colocou em suas mãos em vista da missão que a Igreja lhe confia neste momento de sua vida”, escreve Dom Steiner.

No final do texto, o secretário-geral declara: “por meio dessa mensagem pedimos ao senhor que faça chegar a Dom Irineu Gassen nossa palavra de gratidão. Seu lema episcopal: ‘Preparar para o senhor um povo perfeito’ retirado do Evangelho de São Lucas (1, 17) indicou, desde sua nomeação em 2008, a dinâmica de sua ação evangelizadora de animar os fiéis para serem uma Igreja viva, participativa e animada. Que Deus o fortaleça nesse tempo de emeritude concedendo-lhe saúde, serenidade e muita luz”.

Nascido em Encruzilhada do Sul, Dom Sílvio cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney. Também fez Mestrado em Teologia Pastoral na Universidade Lateranense, em Roma, na Itália.

Mais tarde, o religioso foi ordenado sacerdote em 1993, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas.

Ao longo de sua caminhada presbiteral, exerceu as funções de professor de Teologia Pastoral Pastoral junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); coordenador de pastoral do Vicariato Episcopal de Guaíba; membro do Conselho de Presbíteros; membro do Colégio de Consultores; membro da coordenação da Pastoral presbiteral; e coordenador da Comissão arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas