Gaudium news > Catedral de Olinda celebra os 100 anos de três dioceses pernambucanas

Catedral de Olinda celebra os 100 anos de três dioceses pernambucanas

Recife – Pernambuco (Quarta-feira, 09-05-2018, Gaudium Press) O Arcebispo Dom Fernando Saburido acolheu o clero das dioceses de Garanhuns, Nazaré e Pesqueira para a celebração do jubileu centenário dessas três igrejas particulares nascidas do desmembramento da Arquidiocese de Olinda e Recife, em 1918.

Catedral de Olinda celebra os 100 anos de três dioceses pernambucanas.jpg

A cerimônia, que teve lugar na Catedral Metropolitana, em Olinda, iniciou com a apresentação do coro do Instituto Dom da Paz.

Em seguida, houve uma análise do momento histórico do Brasil quando da criação das dioceses de Garanhuns, Nazaré e Pesqueira, sendo narrados fatos ocorridos com incidência políticas e jurídicas no país.

Por sua vez, o doutor em História, Newton Darwin de Andrade Cabral, promoveu uma exposição enfatizando a iniciativa da Diocese de Nazaré de inaugurar um museu referente ao seu centenário de criação. “O zelo pela história é louvável”, declarou.

Após entregar aos bispos Dom Paulo Jackson, Dom Francisco Lucena e Dom José Luis Salles uma cópia da Bula Papal que criou as dioceses de Garanhuns, Nazaré e Pesqueira, o Arcebispo Dom Saburido presidiu a celebração eucarística.

Em sua homilia, o prelado recordou que cabe ao clero de cada um dos bispados obedecer ao apelo de Jesus, com coragem e profetismo. “A vivência da fé é um desafio pastoral que exige, de cada um, novas posturas de fraternidade e solidariedade em vista dos pequeninos do Reino”, afirmou.

“Como enfatizamos neste Ano do Laicato, os leigos são os olhos, ouvidos, mãos, boca e coração de Cristo no mundo, por isso devem inserir-se na ação evangelizadora que resgata tantos batizados que abandonaram a Igreja, unindo-se aos consagrados para colaborarem com abertura e sensibilidade no enfrentamento aos desafios que se apresentam”, concluiu Dom Fernando.

Ao final da celebração, o bispo de Pesqueira agradeceu a acolhida da Igreja de Olinda e Recife, destacando-a como a verdadeira mãe das dioceses centenárias. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas