Gaudium news > Governo comunista do Vietnã pressiona religiosas a abandonarem seus conventos

Governo comunista do Vietnã pressiona religiosas a abandonarem seus conventos

Vietnã – Hanoi (Sexta-feira, 11-05-2018, Gaudium Press) Na última quarta-feira, 09 de maio, dezenas de religiosas ‘Irmãs de São Paulo’ protestaram nas ruas de Hanoi, capital do Vietnã, contra as pressões do governo que quer expropriar o convento da comunidade religiosa para no seu lugar construir ilegalmente um complexo comercial.

Governo comunista do Vietnã pressiona religiosas a abandonarem seus conventos 1.jpg

A construção havia sido parada após intervenção do Arcebispo de Hanoi, Cardeal Peter Nguy?n V?n Nh?n, no entanto, na última terça-feira, dia 08 de maio, ela foi reiniciada. Nesse dia uma das religiosas tentou impedir os operários de continuarem a obra, mas acabou recebendo um golpe que a deixou inconsciente.

Em 1954 o governo comunista confiscou o imóvel da comunidade das Irmãs de São Paulo. Alguns anos depois uma parte foi devolvida às religiosas, que abriram um hospital para os pobres, um lar para órfãos e um refúgio para meninas.

Agora o governo aprovou a demolição do convento para no seu lugar construir um prédio de cinco andares. A Arquidiocese de Hanoi, que é a legítima proprietária do imóvel, expressa desde 2011 sua oposição a esta violação dos direitos dos católicos.

Situação semelhante vivem centenas de religiosas de Saigón, pertencentes a comunidade das Adoradoras da Santa Cruz, que receberam ordens do governo para abandonarem seu mosteiro, pois naquele lugar serão iniciados novos projetos de construção.

Governo comunista do Vietnã pressiona religiosas a abandonarem seus conventos 2 (1).jpg

Há doze anos as autoridades pressionam as religiosas para que deixem este histórico convento, que é o mais antigo de Saigón. As pressões atingiram seu ápice dentro de uma atmosfera antirreligiosa alimentada pelos meios estatais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas