Gaudium news > Monumental mosaico da Imaculada Conceição é exposto na Espanha

Monumental mosaico da Imaculada Conceição é exposto na Espanha

Espanha – Sevilha (Sexta-feira, 11-05-2018, Gaudium Press) Desde esta semana um monumental mosaico com a imagem da Virgem Imaculada do pintor Bartolomé Esteban Murillo acompanha o caminhar dos transeuntes da cêntrica praça sevilhana do Duque de la Victoria.

Monumental mosaico da Imaculada Conceição é exposto na Espanha.jpg

A imensa pintura faz parte das iniciativas que desde o final de 2017 estão sendo lançadas em Sevilha para comemorar o Ano de Murillo, por ocasião do IV Centenário do nascimento do pintor sevilhano.

No mural, que é uma homenagem do ‘El Corte Inglés’ ao artista espanhol, foi mais uma vez imortalizada “La Colosal”, como é conhecida esta obra dedicada a Nossa Senhora, cujo original está no Museu de Belas Artes de Sevilha

A grande tela, com uma dimensão de 364 metros quadrados, é o resultado do projeto “Pinta teu Murillo” promovido pela loja espanhola, com a coordenação da Prefeitura de Andaluzia e a Câmara Municipal de Sevilha. O objetivo foi reproduzir de maneira parcial esta obra extraordinária de Murillo e envolver os cidadãos nas comemorações pelos 400 anos de nascimento do artista sevilhano.

Para a realização do monumental mosaico, se utilizaram mais de 17 mil peças que os cidadãos foram pintando, para depois unir e dar forma reproduzindo a Imaculada de Murillo através de um programa de computador que digitalizou e submeteu a imagem digital a um pixelado digital.

“La Colosal” é uma das obras-primas de Murillo, que foi pintada por volta de 1650. A pintura foi um marco dentro do barroco espanhol, já que o pintor estabeleceu um novo protótipo iconográfico para representar a Mãe de Deus.

Conforme destaca o Museu de Belas Artes de Sevilha, para esta representação Murillo vestiu Maria com túnica branca e um manto azul, e utilizou composições que deram grande dinamismo, que se caracterizam pelo fundo resplandecente dourado e os anjos que acompanham esvoaçando ao redor da Virgem.

É chamada de “La Colosal” por suas grandes proporções. Foi pintada por ordem dos franciscanos, que desde a Idade Média foram grandes defensores da Imaculada Conceição de Maria. Na imagem aparece Nossa Senhora com suas mãos unidas, como se rezasse, e dirigindo seu olhar para baixo, como se contemplando.

O Ano de Murillo foi inaugurado no dia 08 de dezembro de 2017 e será encerrado no dia 08 de dezembro. São várias as iniciativas que têm ocorrem para recordar Esteban Bartolomé que atualmente estão em andamento em Sevilha, entre elas a mostra que a Catedral de Sevilha dedicou ao pintor, acolhendo várias de suas importantes obras e com o propósito de oferecer uma catequese visual e textual sobre o conceito da santidade.

A mostra inclui 16 obras assinadas por Bartolomé Esteban Murillo, 15 das quais são de propriedade da Prefeitura e uma “A Virgem entregando o rosário a São Domingos”, que faz parte da pinacoteca do palácio arcebispal. Também conta com 40 documentos relacionados com o pintor, entre eles livros e gravuras. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas