Gaudium news > Bispo de Honolulu, Havaí, pede orações pelas vítimas da erupção vulcânica

Bispo de Honolulu, Havaí, pede orações pelas vítimas da erupção vulcânica

Havaí – Honolulu (Segunda-feira, 14-05-2018, Gaudium Press) O Bispo de Honolulu, Hawai, Dom Larry Silva, fez um chamado à oração pelas vítimas da erupção do vulcão Kilauea na “Grande Ilha” do Havaí, o qual já causou a evacuação de mais de 10 mil pessoas e destruiu mais de 20 casas nos últimos quatro dias. O Bispo destacou o espírito de solidariedade dos fiéis, que tem ajudado aos que tiveram que abandonar suas casas.

Bispo de Honolulu, Havaí, pede orações pelas vítimas da erupção vulcânica.jpg

“Ainda que a atividade vulcânica seja visível somente a partir de uma distante fonte de fumaça, o povo está definitivamente em alerta elevado”, relatou o Bispo à National Catholic Register. As novas fissuras de cratera, descobertas em uma área residencial dentro dos limites da Paróquia do Sagrado Coração, emitem uma lava que avança até as casas, motivando a evacuação de milhares de famílias.

O prelado explicou a estreita relação dos habitantes com a ameaça vulcânica constante, mas destacou a particularidade da situação atual. “O vulcão Kilauea está em erupção há cerca de três décadas. A maior parte das erupções ocorreram em áreas não povoadas. Há quatro anos, a lava começou a fluir até o povoado de Pahoa, a casa da Paróquia do Sagrado Coração, mas com efeito se deteve antes de entrar no povoado e causou muito pouco dano às estruturas”, acrescentou o prelado. Como mostram imagens que deram a volta ao mundo, nesta ocasião a lava já avançou dentro do território residencial levando em sua passagem casas, veículos e outros bens deixados pelos habitantes.

Os especialistas advertiram sobre a impossibilidade de deter o fluxo da lava, a qual avança de uma maneira lenta mas implacável a uma temperatura de quase dois mil graus Fahrenheit. O Departamento de Ministérios Sociais da Diocese de Honolulu e a organização Catholic Charities Hawai tem providenciado refúgio, alimentos, vestuário, e outros bens de emergência aos evacuados.

“Muitos dos paroquianos contaram que quase todos os evacuados que pertencem à paróquia foram levados para as casas de outros paroquianos que vivem fora da área afetada”, relatou Dom Silva. “Todas as pessoas da ilha estão compartilhando seus recursos com seus próximos necessitados”, expressou. O Bispo pediu “as orações de todos os nossos irmãos e irmãs através do país”. Neste ponto, ainda estamos medindo as necessidades, mas tenho certeza de que muitos recursos serão necessários para ajudar as pessoas a reconstruir suas vidas, especialmente aquelas que não só perderam suas casas, mas a terra na qual suas casas estavam localizadas”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas