Gaudium news > Santuário Romano do Divino Amor acolherá encontro diocesano das famílias

Santuário Romano do Divino Amor acolherá encontro diocesano das famílias

Itália – Roma (Terça-feira, 15-05-2018, Gaudium Press) No próximo dia 20 de maio, domingo de Pentecostes, ocorrerá em Roma o Encontro Diocesano das Famílias. O evento ocorrerá no Santuário Romano do Divino Amor com a presença de centenas de famílias e representantes da Pastoral Familiar da Cidade Eterna. Foi neste Santuário onde o Papa Francisco abriu o mês de maio com a recitação do santo rosário.

Santuário Romano do Divino Amor acolherá encontro diocesano das famílias.jpg

A jornada se desenvolverá no contexto da renovação da Pastoral para a Família que leva adiante o Vicariato da Diocese de Roma, em um caminho que iniciou há um ano.

A iniciativa é impulsionada pelo próprio Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis, que em uma carta dirigida aos párocos romanos expressa: “Pensei em convidar todas as famílias, especialmente aquelas que estão disponíveis pondo-se a serviço de um renovado anúncio do Evangelho da família, aquelas dedicadas à pastoral pós-batismal e aos jovens casais, a uma jornada de festa e de oração que teremos no Santuário do Divino Amor no próximo dia 20 de maio por ocasião da Solenidade de Pentecostes”.

Para o prelado, esta celebração especial será ocasião para deixar que o Espírito Santo ilumine as famílias da Diocese: “Gostaria que no clima de alegria e confiança que o dom renovado do Espírito Santo nos infunde, tantas famílias de nossa Diocese possam viver um momento de serenidade e de oração”.

“Seria muito belo ter conosco também aqueles casais que estão se preparando para o matrimônio que serão celebrados nos próximos meses”, convoca também o Vigário do Papa.

O encontro diocesano começará às 11h com um debate que se levará a cabo no Auditório do Santuário, a qual estará a cargo de Giovanni Ramonda, Presidente da Associação Comunidade Papa João XXIII, e levará por tema “Acolhidos para acolher – A família lugar de comunhão no amor”.

Após o almoço, seguirá uma iniciativa proposta pelo Centro Diocesano para a Pastoral Familiar; e às 16h, Dom De Donatis presidirá no novo Santuário a Solene Eucaristia de Pentecostes. Durante toda jornada também fará rotas temáticas com jogos dirigidos para as crianças.

O Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor, está localizado nas periferias de Roma. Sua origem não está relacionado com uma aparição mariana, mas sim a uma bela e milagrosa imagem de Maria que foi localizada até o século XIII em uma das torres que custodiavam o Castelo de Leva, que pertencia a família Savelli-Orsini.

Em 1740 ocorreu um fato sobrenatural ligado à imagem de Nossa Senhora do Divino Amor. Um dia um peregrino que se encontrava pelos arredores da torre foi atacado de maneira repentina por uma matilha de cachorros que ameaçavam matá-lo. O peregrino olhou para a torre e ao ver Nossa Senhora imediatamente lhe pediu auxílio. Naquele momento os cachorros saíram apavorados.

Após este prodígio, a imagem começou a ganhar fama e construíram um templo em sua honra, sendo consagrado no ano 1750 pelo Cardeal Carlo Rezzonico, que logo se converteria no Papa Clemente XIII. No dia 13 de maio de 1889 a venerada imagem recebeu a Coroação Canônica por parte do Capítulo Vaticano.

Nossa Senhora do Divino Amor também é conhecida como a “Salvadora de Roma”. Contam que foi graças à Mãe de Deus que a capital italiana foi salva em 1944 da destruição que ameaçava a cidade por causa dos fatos violentos da Segunda Guerra Mundial. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas