Gaudium news > Após encontros com Bispos do Chile, Papa lhes envia carta

Após encontros com Bispos do Chile, Papa lhes envia carta

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 18-05-2018, Gaudium Press) Logo após o último dos quatro encontros do Papa Francisco com 34 Bispos chilenos, em Roma, nesta quinta-feira, 17/05, Greg Burke, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, distribuiu um comunicado aos jornalistas na Sala Stampa.

Após encontros com Bispos do Chile, Papa lhes envia carta.jpg

Nesta nota, Burke informa que, ao concluir este período de discernimento e encontro fraterno, o Papa Francisco entregou a cada um de seus irmãos no episcopado uma carta.

Na missiva, o Papa lhes agradece por terem acolhido o convite, instrui e recomenda realizar “um discernimento franco face aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja do Chile nos últimos anos”.

 

A Carta de Francisco aos Bispos

Publicamos, em sua íntegra, a carta distribuída aos Bispos do Chile, após estarem reunidos em Roma com o Pontífice:

“Queridos irmãos no episcopado,

Quero agradecer-lhes por terem acolhido o convite para que, juntos, fizéssemos um discernimento franco face aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja do Chile nos últimos anos.

À luz dos acontecimentos dolorosos concernentes aos abusos – de menores, de poder e de consciência -, temos aprofundado a gravidade dos mesmos, bem como as trágicas consequências que tiveram particularmente para as vítimas. A algumas delas eu mesmo pedi perdão de coração, a cujo pedido vocês se uniram numa só vontade e com o firme propósito de reparar os danos causados.

Agradeço a plena disponibilidade que cada um manifestou a aderir e colaborar em todas aquelas mudanças e resoluções que teremos que tomar a curto, médio e longo prazos, necessárias para restabelecer a justiça e a comunhão eclesial.

Depois destes dias de oração e reflexão os convido a seguir construindo uma Igreja profética, que sabe colocar no centro o importante: o serviço a seu Senhor no faminto, no preso, no migrante, na vítima de abuso.”

Por favor, não se esqueçam de rezar por mim.

Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os proteja.

Fraternalmente,

Francisco”

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas