Gaudium news > Na festa de Maria Mãe da Igreja: uma peregrinação por três Basílicas Marianas

Na festa de Maria Mãe da Igreja: uma peregrinação por três Basílicas Marianas

Redação (Sexta-feira, 18-05-2018, Gaudium Press) Por ocasião do mês de maio, dedicado a Nossa Senhora, e da festa de Maria, Mãe da Igreja, que se celebrará pela primeira vez no próximo dia 21, segunda-feira depois de Pentecostes, a Gaudium Press preparou um tour por três Santuários Marianos em todo o mundo que refletem o caráter de Mãe de Nossa Senhora.

Basílica de Santa Maria Maior

Na festa de Maria Mãe da Igreja uma peregrinação por três Basílicas Marianas 1.jpg

É uma das quatro Basílicas papais de Roma. Entre todas, é a única dedicada inteiramente à Nossa Senhora. De acordo com uma antiga tradição, foi Nossa Senhora quem inspirou a sua construção no cume do Monte Esquilino.

Se diz que Maria apareceu em um sonho ao Papa Libério e ao patrício João, pedindo-lhes a construção de um templo em sua honra e no lugar que Ela indicaria. O evento ocorreu em pleno verão, na manhã de 05 de agosto de 358: a colina apareceu cheia de neve.

No ano 360 se construiu uma primeira igreja. Sobre este templo, o Papa Sixto ordenou a edificação de um outro dedicado exclusivamente ao culto de Nossa Senhora pouco tempo depois da afirmação do dogma da maternidade divina, fato que ocorreu no Concílio de Éfeso de 431.

Entre os tesouros encontrados em seu interior, está o ícone ‘Salus Populi Romani’, Padroeira de Roma, que se diz ter sido pintado por São Lucas. Também está a relíquia do berço do Menino Jesus.

Basílica de Maria Auxiliadora

Na festa de Maria Mãe da Igreja uma peregrinação por três Basílicas Marianas 2.jpg

Está localizada na cidade italiana de Turim e foi construída há 150 anos por São João Bosco a pedido de Nossa Senhora; sendo hoje a casa mundial da Família Salesiana. Dom Bosco, narrando um dos seus sonhos, contou como Maria lhe pediu que construísse a Basílica em terra santificada pelos mártires de Turim:

“Voltei-me para a amável Senhora e Ela me mostrou outra igreja muito maior e com uma casa ao lado. Me levou um pouco além do terreno cultivado (…) e acrescentou: ‘Neste lugar, onde os gloriosos mártires de Turim, Adventor e Otávio, sofreram seu martírio, sobre essa terra banhada e santificada com seu sangue, quero que Deus seja honrado de modo muito especial’. E, assim dizendo, adiantou um pé para colocá-lo no lugar exato onde ocorreu o martírio e me indicou com precisão”.

A Basílica foi consagrada a Maria sob o título de Auxílio dos Cristãos em 09 de junho de 1868. Para São João Bosco, a construção do templo foi obra da Providência, dizia que cada tijolo “era todo um milagre”, obra de Deus e de Maria Santíssima.

Basílica de Guadalupe

Na festa de Maria Mãe da Igreja uma peregrinação por três Basílicas Marianas 3.jpg

A Virgem Maria como Mãe da América; este é o caráter que se reflete na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. Ela está localizada nos pés do Monte de Tepeyac, na Cidade do México, e em seu interior custodia a imagem que Nossa Senhora estampou na manta do índio São Juan Diego em uma de suas aparições.

Em honra da Virgem, entre os anos de 1695 a 1709, se construiu a primeira Basílica, hoje Templo Expiatório de Cristo Rei, onde permaneceu por muitos anos o quadro da Guadalupana, até sua transferência para a Basílica atual, que recebe milhares de peregrinos por ano.

O templo faz parte do complexo monumental do Santuário dedicado à “Morena de Tepeyac” compreendendo a Basílica de Guadalupe, o Templo Expiatório a Cristo Rei, a paróquia de Santa Maria de Guadalupe “Capuchinhas”, o Santuário de São Juan Diego, a ex-paróquia dos índios, várias capelas, o museu e a Praça Mariana.

De todo o lugar se destaca a mensagem que se encontra na porta de entrada da Basílica da Guadalupana: “Não estou eu aqui que sou sua Mãe?”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas