Gaudium news > Diretor do Coro da Diocese de Roma lança livro autobiográfico

Diretor do Coro da Diocese de Roma lança livro autobiográfico

Itália – Roma (Sexta-feira, 18-05-2018, Gaudium Press) O sacerdócio e o canto se unem em uma só vocação. Este é o tema do livro “Minha canção é o Senhor”, obra autobiográfica de Monsenhor Marco Frisina, Diretor do Coro da Diocese de Roma, que fala da relação que teve sua vocação sacerdotal com uma de suas maiores paixões: a música.

Diretor do Coro da Diocese de Roma lança livro autobiográfico.jpg

O livro, escrito com o salesiano Antonio Carriero, foi apresentado durante um evento realizado na Sala Tiberíades do Pontifício Seminário Romano Maior, com a presença de Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização; Dom Francesco Cereda, Vigário Geral do Reitor-Mor dos Salesianos; Dom Valério Bocci, Diretor Geral da Editora Elledici, responsável pela publicação; e o vaticanista Francesco Antonio Grana, que atuou como moderador.

Monsenhor Frisina referindo-se ao livro e sua experiência, comentou: “Ser músico e ser sacerdote são duas vocações que se entrelaçam na minha vida de uma maneira especial. Ingressei no Seminário quando assistia o último ano do Conservatório e a música foi o vínculo entre dois caminhos que nunca senti distintos”.

Por sua parte, Monsenhor Fisichella recordou que fazer música “é um modo de evangelizar”, sendo uma arte que “permite um alto nível de diálogo, ao longo da ‘Via pulchritudinis’ -a caminho da beleza-, que é caminho privilegiado para a transmissão da Fé”.

Ao se referir ao livro, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, destacou o trabalho que na matéria de evangelização tem realizado Monsenhor Frisina no campo musical: “Sua música está sempre vinculada à Palavra, demonstrando um fundamento bíblico significativo capaz de envolver a todos e fazer cantar a assembleia inteira”.

O prelado destacou o lugar que os coros têm dentro da Igreja. Para ele, eles desenvolvem um verdadeiro ministério do qual há tanta necessidade, “ajudando ao povo de Deus a alcançar o nível da contemplação”.

Enquanto isso, o salesiano Dom Francesco Cereda se mostrou satisfeito com o projeto editorial, assinalando que está “em plena sintonia com a missão educativa de Dom Bosco, que sempre dizia aos seus jovens de Valdocco que um oratório sem música é como um corpo sem alma”.

Em outro momento, o Diretor do Coro da Diocese de Roma narrou sua experiência com os pontífices; especialmente com São João Paulo II, que impulsionou o coro da diocese romana e o vinculou à Jornada Mundial da Juventude.

Monsenhor Frisina é o autor da famosa canção “Jesus Christ you are my life” – “Jesus Cristo, você é minha vida”, que se tornou o hino do evento mundial. “Um refrão simples e imediato, escrito para ser cantado por todos e que nasceu durante um almoço, escrito em um guardanapo de papel”, comentou.

Para ele, “a música pode ser modulada de infinitas maneiras porque é a expressão de infinitas experiências humanas”.

O livro, apresentado em italiano, estará disponível nas livrarias italianas a partir do dia 21 de maio. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas