Gaudium news > Pentecostes: "Força do Espírito é um reconstituinte para a vida"

Pentecostes: "Força do Espírito é um reconstituinte para a vida"

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 21-05-2018, Gaudium Press) A celebração da missa de Pentecostes, neste domingo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano foi presidida pelo Papa Francisco.
Cardeais, bispos e sacerdotes, usando paramentos vermelhos, concelebraram a liturgia com o Papa, enquanto milhares de fiéis, de todos os cantos, lotavam a Basílica.

Pentecostes- ''Força do Espírito é um reconstituinte para a vida'.jpg

Homilia do Papa

Francisco iniciou sua homilia explicando a primeira leitura do dia. Ela traz a narração de uma rajada de vento que veio do céu com um ruído e que encheu toda a casa em que os discípulos se encontravam.

Daí o Papa iniciou sua reflexão dando a clave de seu pensamento: a vinda do Espírito Santo no Pentecostes é a força divina que muda o mundo.

Mudança dos corações

Disse o Pontífice, lembrando também o Evangelho do dia:
“Aqueles discípulos que antes viviam no medo, fechados em casa, mesmo depois da ressurreição do Mestre, são transformados pelo Espírito e ‘dão testemunho d’Ele'”:

“De hesitantes, tornam-se corajosos e, partindo de Jerusalém, lançam-se até aos confins do mundo. Medrosos quando Jesus estava entre eles, agora são ousados sem Ele, porque o Espírito mudou os seus corações”.

” A experiência ensina que nenhuma tentativa terrena de mudar as coisas satisfaz plenamente o coração do homem “, afirma Francisco, enquanto tira uma lição:
“A mudança do Espírito é diferente: não revoluciona a vida ao nosso redor, mas muda o nosso coração, transformando-o de pecador em perdoado”.

Espírito constituinte de vida

A partir desta reflexão inicial, o Santo Padre ensinou que quando precisarmos de uma verdadeira mudança, quando as nossas fraquezas nos oprimem, quando avançar é difícil e amar parece impossível, faria bem tomar diariamente este reconstituinte de vida: é Ele, a força de Deus.

Muda as vicissitudes

Prosseguindo a homilia, o Papa disse o Espírito, como o vento, sopra por todos os lados e chega, além dos corações, às situações mais imprevistas:

“Como na família, quando nasce uma criança, esta complica os horários, faz perder o sono, mas traz uma alegria que renova a vida, impelindo-a para frente, dilatando-a no amor, do mesmo modo o Espírito traz à Igreja um ‘sabor de infância’; realiza renascimentos contínuos. Reaviva o amor do começo”.

” O Espírito lembra à Igreja que, não obstante os seus séculos de história, é sempre uma jovem de vinte anos, a Noiva jovem por quem está perdidamente apaixonado o Senhor “

“Soprai os nossos corações”

Encerrando suas reflexões neste dia de Pentecostes, o Papa pediu que Espírito Santo, rajada de vento de Deus, sopre sobre nós: “Soprai nos nossos corações e fazei-nos respirar a ternura do Pai. Soprai sobre a Igreja e impeli-a até aos últimos confins; vinde, Espírito Santo, mudai-nos por dentro e renovai a face da terra”. (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas