Gaudium news > Diocese de Roma celebra Vigília de Pentecostes em ação de graças pela Vida Consagrada

Diocese de Roma celebra Vigília de Pentecostes em ação de graças pela Vida Consagrada

Itália – Roma (Segunda-feira, 21-05-2018, Gaudium Press) Os consagrados são “epifania da santidade”, com estas palavras se dirigiu Dom Angelo de Donati, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, aos religiosos, e novas formas de vida consagrada durante a Vigília de Pentecostes que presidiu no sábado, 19, na Basílica de São João de Latrão, dedicada justamente aos membros de vida consagrada da Diocese.

Diocese de Roma celebra Vigília de Pentecostes em ação de graças a Vida Consagrada.jpg

Três elementos foram abordados pelo Vigário do Papa durante a homilia, fazendo eco a Exortação Apostólica ‘Gaudete et Exultate’ de Francisco sobre o chamado à santidade no mundo atual: a mansidão, o humor e a audácia.

Segundo o prelado, as comunidades religiosas necessitam de mansidão, que é fruto do Espírito Santo; já que nem sempre é suficiente ser bem organizado ou competente nas tarefas que se realizam: “Se necessita suavidade. Pode ser que se contagiem da agressividade do mundo, de uma cultura que impõem que exista pela força o inimigo para sentir-se vivo”.

Para De Donatis, a solução é invocar o dom da mansidão que “nos torna cordiais para as diferenças, pacientes até os tempos dos outros”.

Ele também disse que os religiosos e religiosas não pode ceder ao desânimo nem sentir-se abandonados, assinalando o humor como uma arma para combater tais sentimentos: “Nas comunidades há tantas pessoas belas, mas há uma função comunitária se existe alguém que faça sorrir e desinflar as tensões com uma piada”.

Para concluir, o Vigário do Papa refletiu sobre a ousadia, assinalando aos religiosos que aqueles que estão no amor de Deus “não vivem puxando o freio de mão”.

Disse que para alguns parece óbvio estar no amor de Deus os primeiros anos, “mas depois de algumas décadas, as coisas mudam e perguntamos secretamente se realmente valia a pena escolher a consagração ou também escolher um instituto religioso em particular”.

“A Igreja em Roma precisa urgentemente de uma ida religiosa não desgastada, de jeito nenhum, mas uma vida religiosa que é epifania da santidade, assim ajudemo-nos nisto: vai a santidade de todo o povo de Deus”, pontualizou De Donatis.

A vigília contou com a presença de representantes da Conferência Italiana dos Superiores Maiores (CISM), a Conferência Italiana dos Institutos Seculares (CIIS), o Ordo Virginum (Ordem das Virgens), o Ordo Viduarum (Ordem das Viúvas) e das novas formas de vida consagrada com presença em Roma.

A jornada começou com a iluminação do círio pascal e das velas que todos os participantes portavam. Então seguiu a aspersão da água benta para recordar o Batismo; e, em seguida, a Liturgia da Palavra com a proclamação do Evangelho, e a homilia de Dom De Donatis, após a qual continuou a profissão de Fé. Na ocasião os consagrados também realizaram a renovação de seus votos.

Concelebraram com Dom De Donatis, Dom Luca Brandolini, Vigário do Arcipreste de São João de Latrão; Dom Antonio Panfili, Vigário Episcopal da Vida Consagrada; e os superiores das diferentes comunidades religiosas da Cidade Eterna. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas