Gaudium news > Bispos espanhóis recordam a importância da educação religiosa

Bispos espanhóis recordam a importância da educação religiosa

Espanha – Santiago de Compostela (Terça-feira, 22-05-2018, Gaudium Press) Os Bispos da Galícia, Espanha, emitiram uma Carta Pastoral de conscientização sobre a educação religiosa no dia 11 de maio. Em seu comunicado, especialmente dedicado aos pais de família, os prelados recordaram a importância da educação religiosa e a contradição de solicitar à Igreja que admita seus filhos aos Sacramentos sem uma devida preocupação para que recebam a formação religiosa através da educação.

Bispos espanhóis recordam a importância da educação religiosa.jpg

“Em uma sociedade onde o religioso é às vezes criticado ou desprezado, pedimos que não vos deixeis levar por uma mal chamada modernidade que pretende banir a religião da vida, da sociedade e dos centros educacionais”, indicaram os Bispos, que incentivaram aos pais de família a “proporcionar aos seus filhos atitudes e valores essenciais para levar uma vida com sentido em uma sociedade, às vezes tão carente de valores pessoais, sociais e religiosos”.

Os prelados recordaram que receber a aula de religião é um direito fundamental reconhecido pela Constituição e as leis educativas, e não uma concessão ou um privilégio concedido pelas autoridades. “Todo governo que se proclama democrático e as instituições educativas, sociais e sindicais devem respeitar o direito de ter seus filhos educados de acordo com suas convicções religiosas e morais”, explicaram. “Não permitais que sejam outros os que marquem a educação de vossos filhos. Esse é um direito seu”.

Finalmente, os Bispos recordaram que, além da necessidade e do direito dos pais de definir a educação de seus filhos, esta missão significa uma responsabilidade que faz parte fundamental do compromisso cristão que assumiram no Sacramento do Batismo. “Suporia uma contradição pedir, na paróquia, os sacramentos e depois desprezar o ensino religioso nas escolas”, alertaram.

“Nós cristãos acreditamos que em Jesus Cristo e na sua Palavra encontramos aqueles valores que podem nos dar o pleno sentido da vida, do mundo e da história”, concluíram os prelados. “A educação religiosa visa, em diálogo com os outros temas, oferecer a resposta cristã às grandes questões da vida para encontrar nela a luz que as ilumine em todos os momentos de sua vida”.

O comunicado foi assinado pelo Arcebispo e pelo Bispo Auxiliar de Santiago de Compostela e pelos Bispos de Tui-Vigo, Lugo, Ourense e Mondoñedo-Ferrol. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas