Gaudium news > Com a Crisma ser sal e luz do mundo, diz Papa

Com a Crisma ser sal e luz do mundo, diz Papa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 23-05-2018, Gaudium Press) Na Praça São Pedro, milhares de fiéis participaram com o Papa Francisco da Audiência Geral desta quarta-feira (23/05).

Com a Crisma ser sal e luz do mundo, diz Papa.jpg

Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses. O Papa passou a comentar o sacramento da Crisma, que também é chamado de Confirmação. A Crisma é quando os fiéis recebem o dom do Espírito Santo.

Sal e Luz do Mundo

Ser Sal da Terra e Luz do Mundo: esta foi a grande missão que Nosso Senhor Jesus Cristo confiou a seus discípulos.

Ser sal da terra e luz do mundo, “são imagens que nos levam a pensar no nosso comportamento, porque seja a carência, seja o excesso de sal comprometem o alimento, assim como a falta ou excesso de luz impedem de ver”, disse o Pontífice que ainda acrescentou: só o Espírito de Cristo nos dá o sabor e a luz que ilumina o mundo.

E este dom é recebido justamente no Sacramento da Confirmação.

E, por que Confirmação?

“Confirmação porque confirma o Batismo e reforça a sua graça; assim também “Crisma” porque recebemos o Espírito mediante a unção com o “crisma” – óleo consagrado pelo Bispo – termo que remete a “Cristo”, o Ungido pelo Espírito, explicou Francisco.

Sem o Espírito Santo, nada podemos

Com o Batismo renascemos para a vida divina.
O Batismo é o primeiro passo. Depois é preciso comportar-se como filhos de Deus, ou seja, conformar-se ao Cristo que atua na santa Igreja:

“Sem a força do Espírito Santo não podemos fazer nada.
Assim como toda a vida de Jesus foi animada pelo Espírito, assim também a vida da Igreja e de cada um de seus membros está sob a guia do mesmo Espírito.”

Jesus, Ungido pelo Espírito

Ainda durante a Audiência Geral desta quarta-feira, o Santo Padre quis ressaltar o modo de Jesus apresentar-se na sinagoga de Nazaré como sendo o Ungido pelo Espírito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim; por isso me consagrou com a unção e me enviou a levar aos pobres o alegre anúncio’. (Lc 4,18).

O Papa explicou que o “Respiro do Cristo Ressuscitado” enche de vida os pulmões da Igreja.
Pentecostes é para a Igreja -prosseguiu- aquilo que para Cristo foi a unção do Espírito recebida no Jordão, isto é, o impulso missionário a viver a vida pela santificação dos homens, a glória de Deus, esclareceu Francisco.

Espírito Santo: “o Grande Dom de Deus”

Francisco continuou desenvolvendo suas explicações explicando que no momento de fazer a unção, o bispo diz estas palavras:
“Receba o Espírito Santo que lhe foi confiado como dom”.

“É o grande dom de Deus”, finalizou o Pontífice:
“Todos nós temos o Espírito dentro, o Espírito está no nosso coração, na nossa alma. E o Espírito nos guia para que nos tornemos sal e luz na medida certa aos homens.

O testemunho cristão consiste em fazer somente e tudo aquilo que o Espírito de Cristo nos pede, concedendo-nos a graça de o realizar.”(JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vt5ican News)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas