Gaudium news > No Ano Nacional do Laicato, Nossa Senhora é homenageada em Caravaggio

No Ano Nacional do Laicato, Nossa Senhora é homenageada em Caravaggio

Nova Veneza – Santa Catarina (Quarta-feira, 23-05-2018, Gaudium Press) O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, iniciou na última sexta-feira, 18 de maio, a novena em preparação a 67ª Romaria e Festa em honra à Padroeira.

No Ano Nacional do Laicato, Nossa Senhora é homenageada em Caravaggio

Em todas as noites haverá transladações da Imagem de Nossa Senhora, além de missas presididas por diversos padres da Diocese de Criciúma. A primeira procissão ocorreu semana passada, com a partida dos fiéis do Seminário Diocesano, no Distrito de Caravaggio.

Sintonizada com o Ano Nacional do Laicato, refletindo a figura de Maria Santíssima como modelo para todos os leigos, a Romaria de 2018 terá seu encerramento no domingo, 27, quando acontecerá Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach.

No Ano Nacional do Laicato, Nossa Senhora é homenageada em Caravaggio

Na edição atual da festividade, que recorda os 50 anos da inauguração do Santuário, as celebrações serão ainda mais especiais com a apresentado de um velário, que ficará na parte externa do templo, atrás da Gruta de Nossa Senhora. A bênção e inauguração será realizada nesta quarta-feira, 23, após a cerimônia das 19h30.

De acordo com o reitor do templo, Padre Valdemar Carminati, o velário “é um ambiente para queimar velas, mas não apenas um ambiente físico, é um ambiente que tem um aspecto religioso, porque não se trata apenas de acender uma vela e pronto”. “Há todo um rito, no sentido de pagar uma promessa ou mesmo de gratidão, uma expressão de fé que a pessoa faz”, destacou.

“Ficou muito bonito e acolhedor”, acrescentou o sacerdote, que lembrou ainda das características do velário, com duas pérgulas laterais e, de um lado, uma estampa de Nossa Senhora de Caravaggio e, do outro, a de Cristo Ressuscitado, em vidro, com iluminação interna. “É um ambiente chamativo, um ambiente que realmente propicia uma interiorização no sentido verdadeiro ao fato de queimar velas”.

No Ano Nacional do Laicato, Nossa Senhora é homenageada em Caravaggio

O projeto também possui uma rampa de acesso para que os devotos com dificuldades locomotivas ou cadeirantes possam se aproximar da gruta em que se encontra a Imagem da Padroeira. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de Criciúma

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas