Gaudium news > Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos vai a Cássia no dia de Santa Rita

Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos vai a Cássia no dia de Santa Rita

Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos vai a Cássia no dia de Santa Rita.jpg

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 23-05-2018, Gaudium Press) No dia da memória de Santa Rita de Cássia, o Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, recordou o perfil da Santa em uma homilia realizada na cidade de Cássia, durante uma missa pontifical realizada em memória desta agostiniana.

Para o Cardeal, “A mensagem dela é múltipla:

Como mãe, convida os casais à fidelidade e à educação cristã dos filhos, aos pais recomenda a coerência na fé e no testemunho;

encoraja os jovens a ter esperança no futuro e a serem generosos no perdão, superando a lógica do ódio e da violência, aos doentes anuncia o Evangelho da fortaleza e da serenidade ao carregar a cruz diária;

às consagradas recomenda a fidelidade à vocação e a alegria da comunhão, a todos, recorda a chamada à santidade”.

Cássia inundada pelas rosas dos peregrinos

Centenas de peregrinos encontraram-se na cidadezinha, que foi abalada por um terremoto em 2016, para participar das celebrações em honra de Santa Rita.

O Card. Amato concelebrou juntamente com o arcebispo de Spoleto-Norcia D. Renato Boccardo, Pe. Alejandro Moral Anton, Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, e Pe. Luciano De Michieli, Prior provincial dos agostinianos na Itália.

No final da missa houve a tradicional bênção das rosas, símbolo da santa dos casos impossíveis.

“O motivo dessa recordação é a prodigiosa floração de uma rosa, em pleno inverno, profetizada pela santa, e a sua floração como mulher de fé, espalhando o bom perfume de Cristo, apesar dos espinhos reservados pela vida”

As comemorações

A Liturgia Eucarística na Basílica de Santa Rita foi precedida pela procissão histórica sobre a vida de Rita, partindo de Roccaporena, burgo onde nasceu a Santa.

Participaram uma delegação da cidade de Kosice, na Eslováquia, este ano em geminação com Cássia em nome de Santa Rita, e as quatro mulheres que receberam o Reconhecimento Internacional Santa Rita 2018 por terem seguido o exemplo da Santa.

Foram deixadas pelos devotos inúmeras mensagens, pensamentos, agradecimentos nos lugares símbolo da espiritualidade de Santa Rita: diante da sua urna na Basílica de Cássia, na sua casa natal, na casa onde morou quando era casada e no Rochedo da Oração em Roccaporena. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas