Gaudium news > A epidemia do ebola preocupa a Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO)

A epidemia do ebola preocupa a Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO)

obispos-Congo.jpg

Gongo (Quinta-feira, 23-05-2018, Gaudium Press) Preocupada com a situação de risco com o surgimento de uma nova epidemia do Ebola, a Conferência Episcopal  Nacional do Gongo (CENCO) emitiu à população congolesa uma mensagem de solidariedade e oração: 

 1. Diante do ressurgimento da epidemia de febre hemorrágica Ebola, violenta, há duas semanas em Bikoro  e Wangata Iboko na província do Equador. Com a confirmação do primeiro caso de Ebola em Mbandaka, uma área urbana, estamos profundamente preocupados dado o alto risco de propagação e contaminação da doença.

2. Em nome de todos os membros Arcebispos e Bispos da Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO) preocupados com esta notícia alarmante, queremos expressar a nossa solidariedade e proximidade fraterna ao Arcebispo Fridolin Ambongo, Arcebispo Coadjutor Kinshasa, Administrador Apostólico de Mbandaka-Bikoro e vice-Presidente daCENCO, assim como ao povo de Deus em Mbandaka-Bikoro.

 3. De fato, o relatório obtido pelos profissionais médicos relata que  há 42 casos de febre hemorrágica. De acordo com esse informe 42 casos foram registrados, e já existem cerca de 20 óbitos.

 4. A CENCO estende suas sinceras condolências às famílias que perderam seus entes queridos. Ela reafirma suas orações e sua proximidade com todas as vítimas desta 9ª epidemia de febre hemorrágica do Ebola.

 5. A presença de um novo caso na cidade de Mbandaka , capital da Província do Equador, nos preocupa. Devido à natureza da doença e da falta de informação, o risco de sua propagação nesta cidade de quase 1,2 milhões de habitantes e outras cidades é temido. Vários elementos preocupantes podem ampliar essa epidemia mortal, cuja taxa de letalidade varia de 20% a 90%. A ameaça do surto do Ebola deve, portanto, ser levada a sério nos níveis provincial, nacional e regional.

 6. A CENCO incentiva o trabalho das autoridades competentes nacionais, provinciais e locais, mas também parceiros nacionais e internacionais (OMS, MSF) que com a participação das comunidades locais, são uma obra de grande envergadura, para tomar todas as medidas necessárias. E dar uma resposta eficaz, afim de conter a propagação desta doença terrível e, assim, garantir a segurança e saúde da população.

 7. A CENCO saúda a reação rápida da Organização Mundial da Saúde (OMS)  que enviou uma delegação grande, incluindo o CEO, e uma equipe de especialistas. Esta presença demonstra solidariedade internacional para ajudar a República Democrática do Congo a lidar com esta epidemia.

 8. Queridos irmãos e irmãs afetados por esta epidemia, mesmo diante  das mais sérias dificuldades não devemos nos levar ao desespero e à resignação.  Fiquemos confiantes em Deus, fonte de toda a consolação e toda a verdadeira cura, A CENCO convida a população de Mbandaka, em geral, e de Bikoro Ikoko e Impenge em particular, para facilitar o trabalho dos peritos e observar medidas estritamente protetoras contra esta doença. Pede também que não devemos ceder ao medo e à estigmatização que poderiam dificultar a resposta à epidemia.

 9. Recomendamos-nos à misericórdia de Deus às vítimas desta epidemia, tranqüilizando os doentes e toda a população do Equador, nossa compaixão e solidariedade. Oremos para que o Senhor nos ajude a finalmente erradicar essa doença mortal. Que pela intercessão materna da Bem-Aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora do Congo, o Senhor console as vítimas e conceda ao nosso país e a todos os seus habitantes a graça a paz.

                                                                                                                         Kinshasa, 18 de maio de 2018

                                                                                                                                                + Marcel UTEMBI TAPA

                                                                                                                                                        Arcebispo de Kisangani

                                                                                                                                                        Presidente da CENCO

Da Gaudium Press com informações de cenco.org 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas