Gaudium news > Nigéria pede o fim dos ataques aos católicos

Nigéria pede o fim dos ataques aos católicos

Nigéria – Abuja (Quinta-feira, 24-05-2018, Gaudium Press) Os Bispos nigerianos organizaram uma marcha para protestar contra os contínuos massacres cometidos contra católicos por pastores fulani, que tem cobrado a vida de milhares de fiéis.

A marcha ocorreu no dia 22 de maio em Makurdi, capital do estado de Benue, no centro da Nigéria, que divide o Norte de maioria muçulmana, do sul em grande parte habitado por católicos.

“Temos que levantar a voz em nossa defesa. Nigéria é parte das Nações Unidas e não podemos ficar abandonados e isolados do mundo”, afirmou Dom Wilfred Chikpa Anagbe, Bispo da Diocese de Makurdi, que pediu também para que se reze pelos católicos.

O prelado recorda que os ataques estão sendo perpetrados por pastores de gado muçulmanos com tendências islâmicas pertencentes à etnia dos fulani. “Desta vez não falamos de Boko Haram, ainda que alguns dos pastores no passado tenham tido relações com o grupo terrorista e ambos grupos compartilhem a mesma intenção de islamizar toda a região”, ressalta.

O Bispo, alerta também para a inatividade total por parte do governo, sobretudo federal, em relação a esta onda de violência. “Quando os ataques ocorrem nunca há agentes policiais ou militares. Sem mencionar que os fulani tradicionalmente vivem principalmente nos bosques e não podem se permitir ao luxo de ter armas tão sofisticadas”.

A violência que assola a região tem ocasionado um alto número de desabrigados, ultrapassando em 100 mil o total dos que se abrigam nos quatro acampamentos da Diocese de Makurdi. “A Igreja está socorrendo a população, prestando ajuda e assistência aos mais desprotegidos, ainda que a situação seja transbordante, já que o governo nem neste caso nos ajuda”, conclui Dom Wilfred. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas