Gaudium news > O Matrimônio é uma beleza cristã, mostra Papa

O Matrimônio é uma beleza cristã, mostra Papa

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 25-05-2018, Gaudium Press) Na Missa que celebrou na manhã desta sexta-feira, 25 de maio, na Capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco tinha diante de si, na assembleia, sete casais que comemoravam 50 e 25 anos de casamento.

O Matrimônio é uma beleza cristã, mostra Papa.jpg

Foi uma das oportunidades que Francisco encontrou para introduzir nas reflexões de sua homilia o tema da beleza do matrimônio.

Também o trecho do Evangelho segundo São Marcos fala da intenção dos fariseus de colocar Jesus à prova fazendo-lhe uma pergunta sobre o matrimônio e que pode ser chamada de capciosa.

Os fariseus afirmavam querer saber se é lícito ou não que um marido repudie a própria mulher.

O Papa comentou logo de início que Jesus foi além do que eles esperavam e elevou o nível da temática que eles afirmavam querer introduzir: o Mestre “chega até a Criação e fala do matrimônio que é talvez a coisa mais bela” que o Senhor criou naqueles sete dias.

A beleza de caminhar como um só

‘Desde o início da criação [Deus] os fez homem e mulher; o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher e os dois se tornarão uma só carne’.

Francisco comentou: “É forte o que diz o Senhor”. Ele fala “uma carne” que não se pode dividir.

Jesus “deixa o problema da divisão e vai à beleza do casal que deve caminhar como um só”.
Francisco destaca também que o homem e a mulher devem abandonar aquilo que eram antes “para começar uma nova estrada, um novo caminho”.

E depois, recorda, toda a vida realizam este caminho de “ir avante juntos: não dois, um”.

O Papa, então, recomenda:
“Não devemos nos deter, como esses doutores, num ‘se pode’ ou ‘não se pode’ dividir um matrimônio. Às vezes, acontece a desgraça de não funcionar e é melhor se separar para evitar uma guerra mundial, mas isso é uma desgraça. Devemos ver o positivo”.

Para exemplificar como o caminhar juntos, sendo um só, é possível, Francisco recordou o fato que conheceu de um casal que festejava 60 anos de casamento e, diante da pergunta se eram felizes, os dois se olharam nos olhos, que ficaram marejados de lágrimas pela comoção, e responderam: “Somos apaixonados!”.

As dificuldades existem, mas podem transformar-se em beleleza

“É verdade que existem dificuldades, que existem problemas dos filhos ou do próprio matrimônio, do próprio casal, discussões, brigas… mas o importante é que a carne permaneça uma e superam, superam, superam isso.

E este não é somente um sacramento para eles, mas também para a Igreja, como se fosse um sacramento que chama a atenção, que atrai a atenção: “Mas olhem que o amor é possível!”.

E o amor é capaz de fazer viver apaixonados toda uma vida: na alegria e na dor, com o problema dos filhos e os próprios problemas… mas ir sempre avante. Na saúde e na doença, mas ir sempre avante. Esta é a beleza.

Por que não noticiam os matrimônios com casais felizes?

O homem e a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus e o próprio matrimônio se torna assim Sua imagem. É por isso, afirma o Papa, que ele é tão bonito: “O matrimônio é uma pregação silenciosa a todos os outros, uma pregação de todos os dias”.

“É doloroso quando isso não faz notícia: os jornais, os telejornais não veem isso como notícia.
Aquele casal tantos anos juntos.. não é notícia.

Sim, a notícia é o escândalo, o divórcio ou que se separam – às vezes se devem separar, como disse, para evitar um mal maior… Mas a imagem de Deus não é notícia. E esta é a beleza do matrimônio. São a imagem e a semelhança de Deus. E esta é a nossa notícia, a notícia cristã.”

No matrimônio existe a imagem e a semelhança de Deus

Caminhando para o final de suas reflexões, o Santo Padre repete que a vida matrimonial e familiar não é fácil, e cita a Primeira Leitura extraída da carta de São Tiago Apóstolo, que fala da paciência.

Francisco diz que talvez seja esta a virtude mais importante no casal – tanto para o homem, quanto para a mulher – e conclui com uma oração:

Senhor, “dê à Igreja e à sociedade uma consciência mais profunda, mais bela do matrimônio, que todos nós possamos entender e contemplar que no matrimônio há a imagem e a semelhança de Deus”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações VaticanNews)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas