Gaudium news > Papa Francisco visita escola na periferia de Roma

Papa Francisco visita escola na periferia de Roma

Itália – Roma (Sexta-feira, 25-05-2018, Gaudium Press) Na tarde desta sexta-feira, 25, o Papa Francisco visitou o Instituto Inclusivo Elisa Scala de Roma, escola localizada na periferia da capital italiana. A visita ocorreu por ocasião da “Sexta-feira da Misericórdia”, iniciativa lançada pelo Pontífice em 2016 como forma de expressar solidariedade a quem vive na exclusão e marginalização.

Acompanhado pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, o Pontífice foi recepcionado pela diretora do instituto, a professora Claudia Gentili, e por mais de duzentos alunos.

Gentili contou ao Santo Padre a história do Instituto, que desde outubro de 2015, está ligado à família Scala, cuja filha Elisa, aluna da instituição, faleceu aos onze anos de idade em decorrência de uma leucemia.

Na época, o centro educacional chamava-se Instituto Inclusivo de Via Rocca Camastra. A história da jovem Elisa marcou de tal forma a instituição, que o município de Roma e o Ministério Italiano de Educação autorizaram a mudança de nome do centro para Instituto Inclusivo Elisa Scala.

A paixão da jovem por livros e bibliotecas fez com que seus pais, após o falecimento da jovem, propusessem ao instituto um projeto desejado por Elisa: uma biblioteca para crianças.

Surgiu assim, em dezembro de 2015, a “Biblioteca Elisa”, que recebeu doações de livros provenientes de toda a Itália, da Europa e até mesmo da Austrália. Atualmente a biblioteca possui mais de 20 mil livros e faz parte do circuito das bibliotecas municipais de Roma.

Os próprios pais de Elisa apresentaram a biblioteca para o Papa Francisco, que doou alguns volumes à biblioteca, todos com dedicatórias à Elisa.

No final da visita, os jovens entoaram algumas canções ao Pontífice agradecendo pela visita inesperada. Depois de saudar a diretora, os professores, alunos e funcionários da Escola, o Papa retornou à Casa Santa Marta, no Vaticano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas