Gaudium news > Cardeal Cipriani recebe medalha de honra do Congresso do Peru

Cardeal Cipriani recebe medalha de honra do Congresso do Peru

Peru – Lima (Sexta-feira, 01-06-2018, Gaudium Press) O Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima, Peru, foi condecorado com a Medalha de Honra do Congresso da República no Grau de Grande Cruz. Essa insígnia é concedida a pessoas e instituições em reconhecimentos aos serviços prestados à Nação.

Cardeal Cipriani recebe medalha de honra do Congresso do Peru.jpg

“Juan Luis Cipriani não é somente um homem que nos dá a palavra de Deus, mas também é um grande patriota, e vocês encontram nele uma figura que nos dias de hoje defende aqueles princípios que não estão na moda defender: a vida e a família”, disse o presidente do Congresso da República, Luis Galarreta.

Durante a cerimônia, Alfonso Rivero, que foi embaixador do Peru diante da Santa Sé entre os anos de 2016 e 2011, discursou ressaltando a figura do Cardeal em Roma. “Como embaixador do Peru na Santa Sé tive a oportunidade de ver como se apreciava e se aprecia ao Cardeal Cipriani em Roma. Nos anos que representei ao Peru no Vaticano sempre me senti orgulhoso do trabalho do Cardeal”, afirmou.

Em seu discurso de agradecimento, o Cardeal Cipriani ressaltou que a condecoração “é um reconhecimento à Igreja, é verdade que, na pessoa do Cardeal Primaz, mas ao reconhecimento do que é a presença da Igreja no Peru”.

O purpurado também destacou a necessidade de que em nossos tempos caminhemos com a verdade. “Jesus Cristo nos ensinou: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida’ é uma obrigação moral que nos engrandece quando a verdade ilumina de uma maneira constante nossa entrega a serviço da Igreja, pois nos encontramos com um desafio muito forte, o relativismo ético que pretende dissolver toda a abordagem moral, toda valorização moral”.

Dom Cipriani explicou também que “é importante que a verdade envolva, como o faz o Papa Francisco, na ternura, no carinho, uma verdade; a verdade é uma grande aliada da tarefa que tem a Igreja. É por isso, que, nestes tempos, a tarefa da defesa da vida, da família, a responsabilidade dos pais na educação de seus filhos são peças fundamentais”.

Ao término de seu discurso, o Arcebispo de Lima evocou o centenário da nação e pediu que os peruanos caminhem juntos nesse momento. “Eu creio que o amor à pátria é um dos sinais que marca o nome da Igreja, a Igreja nos ensina a amar a Pátria. Oxalá que nos encontre unidos, reconciliados e recordando essa grande maioria do povo que pede trabalho, paz, unidade, segurança, saúde e educação”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas