Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba e Grupo Marista lançam Pastoral do Trânsito

Arquidiocese de Curitiba e Grupo Marista lançam Pastoral do Trânsito

Curitiba – Paraná (Terça-feira, 05-06-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba e o Grupo Marista lançaram na tarde da última quinta-feira, 24 de maio, a Pastoral do Trânsito.

Arquidiocese de Curitiba e Grupo Marista lançam Pastoral do Trânsito.jpg

A iniciativa, considerada inovadora para a capital paranaense, foi criada por estudantes de Teologia da PUC-PR com a intenção de levar os valores cristãos às ruas e, assim, diminuir a violência e a mortalidade no trânsito.

“Por que não levar a fraternidade que nós vivemos na comunidade eclesial para o trânsito e fazer dali também uma comunidade de fé?”, ponderou o coordenador do curso de Teologia da PUC-PR, Cesar Leandro Ribeiro.

Com o propósito de atuar em três frentes (saúde, educação e vias urbanas), a Pastoral será um projeto que fará “um bem imenso para as pessoas e para a nossa Igreja”, segundo o Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo.

A primeira frente será conduzida no Hospital Universitário Cajuru – que atende mensalmente cerca de 600 pacientes vítimas do trânsito. Para isso, voluntários católicos acolherão e darão suporte a familiares e pacientes durante o internamento e após a alta hospitalar.

Por sua vez, a vertente da educação produzirá conteúdos sobre o comportamento adequado no trânsito, que serão transmitidas a crianças e adolescentes durante a catequese, formando novas gerações de condutores e pedestres mais conscientes.

Já a terceira frente, das vias urbanas, terá a missão de oferecer apoio espiritual aos profissionais que trabalham no trânsito, entre eles, motoristas de ônibus, taxistas e motoboys.

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o quinto país do mundo com maior número de acidentes de trânsito. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2015 foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas que ficaram feridas. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Curitiba

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas