Gaudium news > Diocese de São Carlos (SP) comemora 110 anos de criação

Diocese de São Carlos (SP) comemora 110 anos de criação

São Carlos – São Paulo (Terça-feira, 05-06-2018, Gaudium Press) “110 aos enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7) é o tema que inspira as comemorações da Diocese de São Carlos, no interior paulista.

Diocese de São Carlos (SP) comemora 110 anos de criação.png

Nesta quinta-feira, 7 de junho, o bispado completa seus 110 anos de fundação. Na ocasião, haverá uma Santa Missa, às 19h30, presidida pelo Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Cardeal Sergio da Rocha, na Catedral de São Carlos Borromeu, Patrono diocesano.

Para esta cerimônia, são esperados representantes de todas as pastorais e movimentos que compõe a Diocese de São Carlos vindos de quatro vicariatos: São Carlos Borromeu, São Bento, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio, além de autoridades religiosas, civis e fiéis locais.

Criada pelo Papa Pio X, através da Bula “Diocesium Nimiam Amplitudinem”, o bispado foi desmembrado, integralmente, da então Diocese de São Paulo. Sua criação ocorreu em 7 de junho de 1908, tendo como seu primeiro bispo diocesano Dom Jose Marcondes Homem de Mello.

Em 25 de novembro daquele ano, houve a instalação da Diocese de São Carlos, com todos os seus direitos e deveres canônicos.

Atualmente, o bispado paulista possui 126 paróquias e três santuários distribuídos em 29 municípios e sete distritos do interior de São Paulo. No total, são 187 padres e 42 diáconos permanentes.

Além disso, a Diocese de São Carlos fornece uma ampla formação para os futuros presbíteros da igreja local através do Seminário Propedêutico, Seminário de Filosofia e o Seminário de Teologia. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de São Carlos

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas