Gaudium news > Biblioteca Vaticana disponibiliza o acesso digital a milhares de documentos

Biblioteca Vaticana disponibiliza o acesso digital a milhares de documentos

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 06-06-2018, Gaudium Press) Após um longo trabalho de digitalização de seus manuscritos, que foi iniciado em março de 2014, a Biblioteca Apostólica Vaticana anunciou, através do seu prefeito Dom Cesare Pasini, que mais de quinze mil livros e documentos já estão disponibilizados online e com acesso livre e gratuito.

Biblioteca Vaticana disponibiliza o acesso digital a milhares de documentos.jpg

Após cinco anos de trabalho, os arquivos digitalizados podem ser acessados através de um site especificamente criado para isso, o DigiVatLib. A Fundação Polonsky, organização que digitaliza inúmeros documentos históricos, financiou o projeto, fazendo um investimento de mais de dois milhões de euros.

Fundada em 1474 pelo Papa Sixto IV (1471-1484), a Biblioteca Apostólica contêm mais de 1,6 milhões de obras, 300 mil moedas e 8.300 Incunábulos (livros impressos nos primeiros tempos da imprensa com tipos móveis, entre 1455 e 1500).

Apesar de não ser a primeira biblioteca papal, a Biblioteca Apostólica Vaticana é a mais antiga biblioteca da Europa.

Considerada em sua época a maior biblioteca do mundo, a Biblioteca Apostólica Vaticana é conhecida por sua bela e colorida decoração que vai do chão ao teto de sua grande sala de leitura, construída pelo arquiteto Domenico Fontana. Os afrescos foram executados por quarenta pintores que se reuniram a pedido do Papa Sixto V. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas