Gaudium news > Igreja Católica de Rito Oriental realiza encontro episcopal na Itália

Igreja Católica de Rito Oriental realiza encontro episcopal na Itália

Lungro – Itália (Terça-feira, 12-06-2018, Gaudium Press) – O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) organizou o próximo encontro dos bispos católicos de rito oriental, deste ano que pretende estudar e definir o futuro da Igreja nos territórios abrangidos pelo CCEE.

Lungro850.jpg

O Encontro Episcopal será desenvolvido dentro do estudo do tema ‘O que é ser uma Igreja Católica de rito oriental hoje’, e será realizado entre os dias 14 e 17 de junho na região de Lungro, na Itália, a convite do monsenhor Donato Oliverio, responsável pela Igreja Católica ítalo-albanesa.

De acordo com um comunicado dos organizadores do evento, fará parte dos estudos a serem realizados na ocasião a definição das “caraterísticas que marcam a identidade de uma Igreja Católica Oriental”, “a figura do bispo, especialmente no que toca a elementos relacionados com o novo processo de matrimonial”.

O Encontro de Lungro terá ainda como destaque a liturgia.
Dentro da temática proposta será desenvolvida uma reflexão os assuntos litúrgicos dentro daquilo que diz respeito à “sua renovação em fidelidade aos princípios identificativos das Igrejas Católicas Orientais”, e a sua importância “para a transformação da vida dos homens e mulheres”.

Centenário da Eparquia de Lungro

Em fevereiro de 2019 cumpre-se o primeiro século do estabelecimento da Eparquia de Lungro. Ela foi criada através da publicação da constituição apostólica ‘Catholici fideles’, do Papa Bento XV.

A Eparquia de Lungro constitui-se em uma igreja ‘sui iuris’ das circunscrições eclesiásticas católicas da Igreja Católica na Itália, dependente diretamente da Santa Sé.
Pertence à Igreja Católica Ítalo-Albanesa e celebra o rito bizantino.

Plena Comunhão com a Santa Sé

Deverão estar presentes em Lungro representantes de mais de 12 igrejas ‘sui iuris’ da Europa e do Leste da Europa, que apesar de estarem em total comunhão com a Santa Sé diferem da Igreja Católica Latina no que toca a ritos litúrgicos, a formas de devoção popular, na administração dos sacramentos, nas regras canônicas, nas terminologias e tradições teológicas.

Na sessão de abertura na próxima quinta-feira, estará presente o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, o cardeal Leonardo Sandri.

Deverão estar presentes também o presidente do CCEE, cardeal Angelo Bagnasco, e o representante diplomático da Santa Sé na Itália, o Núncio Dom Emil Paul Tscherrig.

Os trabalhos deste encontro serão encerrados no dia 17 de junho com uma celebração litúrgica na catedral de São Nicolau de Myra. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas