Gaudium news > Como surgiu a tradição do ‘Pão de Santo Antônio’?

Como surgiu a tradição do ‘Pão de Santo Antônio’?

Itália – Pádua (Quarta-feira, 13-06-2018, Gaudium Press) Em entrevista à ACI Stampa, o Reitor da Basílica de Santo Antônio de Pádua, Itália, Padre Oliviero Svanera, falou sobre a devoção ao Santo paduano e contou a origem dos tradicionais pães de Santo Antônio.

Como surgiu a tradição do 'Pão de Santo Antônio'.jpg

Segundo o sacerdote, a universalidade da devoção a Santo Antônio veio do fato de que “ele mesmo quis considerar todo o mundo como sua casa. Era português de nascimento, foi para Marrocos para levar a Fé à Sicília após um naufrágio (…) se uniu aos frades de São Francisco que o enviou à França. Quando voltou para a Itália se instalou em Pádua, onde morreu em 1231”.

“Conta-se que falava uma língua composta por milhares de acentos mas que era compreensível para todos. E era próximo de todos: aos pobres, às pessoas com dificuldade, aos enfermos. Neste ser irmão de todos também está sua universalidade”, ressaltou o Reitor do Santuário.

Sobre uma das mais famosas tradições que acompanham a festa de Santo Antônio de Pádua, celebrada em todo o mundo no dia 13 de junho, o famoso pão de Santo Antônio, o sacerdote explicou que “o nascimento desta tradição se remonta a um dos milagres do Santo que teve como protagonista uma criança de 20 meses que se afogou em um poço de água”.

“A mãe desesperada invocou a ajuda do Santo e fez uma promessa: se obtivesse a graça daria aos pobres o mesmo peso do menino em pão. E o pequeno milagrosamente volto à vida”, relatou.

O milagre deu origem a duas obras em fidelidade ao espírito de Santo Antônio: a Obra do Pão dos Pobres e a Cáritas Antoniana Onlus.

A primeira é uma “organização antoniana que em Pádua se ocupa de levar alimentos e bens de primeira necessidade e assistência às pessoas em dificuldade”. A segunda é uma “entidade caritativa dos frades dos Santo que em 2016 sustentaram 124 projetos de desenvolvimento em países do mundo, com um total de 2,6 milhões de euros”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas