Gaudium news > Santuário de Fátima prepara 3ª edição do Cursos de Verão

Santuário de Fátima prepara 3ª edição do Cursos de Verão

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 15-06-2018, Gaudium Press) “Fátima: síntese das leituras de um acontecimento centenário” é o tema da terceira edição dos “Cursos de Verão do Santuário de Fátima”, um projeto de formação que conta com o incentivo do Departamento de Estudos do Santuário e que deverá ser realizado de 11 a 12 de julho, próximo, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

Os Cursos de Verão do Santuário de Fátima pretendem aproximar a comunidade científica dos temas de Fátima.

Cursos de Verão 2018 - tudo preparado no Santuário de Fátima.png

Esta é a terceira edição de uma proposta que se tem realizado anualmente. Na primeira edição, foram abordadas questões transversais e introdutórias a Fátima.

No ano passado, cumpriu-se uma abordagem monográfica, a partir do qual se puderam aprofundar temáticas específicas como a relação entre os papas e Fátima e as biografias dos protagonistas do acontecimento centenário.

Edição 2018

Este ano, a proposta formativa vai fazer uma síntese do acontecimento de Fátima, a partir de diversas abordagens, para dar a conhecer os mais importantes temas ligados às aparições e mensagens da Santíssima Virgem.

Para esta edição de 2018, almeja-se a interpretação dos conteúdos da Mensagem de Fátima, através da análise em abordagens multidisciplinares de aspetos específicos do fenômeno e pelo exame das fontes dos acontecimentos e pela apresentação dos elementos da sua história.

Estes seriam alguns dos objetivos da edição de 2018 dos Cursos de Verão.

Para quem é o Curso

A proposta formativa destina-se a investigadores e estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais, professores do ensino básico e secundário, formadores, catequistas e outros agentes pastorais.

Quem tem interesse nessa temática dentro do maior acontecimento religioso do último século pode participar do “Cursos de Verão”.

A coordenação dos Cursos de Verão é de Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, que integra a equipe formativa, a par de investigadores, técnicos e especialistas em diversas áreas: religião, história, filosofia, comunicação, artes e restauro.

Cada um vai, num programa definido para os três dias, apresentar leituras concretas do acontecimento de Fátima.

São 50 as vagas disponibilizadas pelo Santuário de Fátima disponibiliza para a presente edição dos Cursos de Verão, que deverão ser preenchidas por ordem de chegada.

A frequência é gratuita e a inscrição obrigatória, através de formulário disponível na internet.

Oportunidade Única

Além de uma oportunidade única de formação, a 3.ª edição dos Cursos de Verão oferece aos participantes a possibilidade de visita aos seguintes espaços museológicos:

a Casa-Museu de Aljustrel;

a Casa de Francisco e Jacinta Marto;

a Casa de Lúcia de Jesus;

o lugar das aparições do Anjo e lugar da aparição mariana de agosto;

a Casa das Candeias e o Núcleo Museológico da Fundação Francisco e Jacinta Marto;

o Espaço Padre Formigão: Casa do Apóstolo de Fátima e

o Núcleo Museológico das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas