Gaudium news > Apresentado Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió

Apresentado Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió

Maceió – Alagoas (Segunda-feira, 18-06-2018, Gaudium Press) O lançamento do Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió teve lugar no Centro Arquidiocesano de Cultura e Artes Dom Santino Coutinho, na última sexta-feira, 15 de junho. A solenidade contou com a presença do Arcebispo Dom Antonio Muniz, além de autoridades civis e eclesiásticas.

 Apresentado Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió.jpg
Foto: Roger Ferraz

Ao lembrar que a criação do guia se devia a um sonho da professora Irinéria Franco, do Curso de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em resgatar o passado da Igreja, Dom Antonio explicou que a profissional “tem sido um anjo da guarda que cuida de um tesouro escondido”. “E todos os dias ela me cobrava esse projeto”, revelou.

“O Governo do Estado assumiu esse compromisso que ainda está no espirito dos 200 anos da Emancipação Política de Alagoas. E para nós, nas comemorações dos 100 anos de elevação do título de Arquidiocese”, completou.

Por sua vez, Irinéria recordou que o trabalho iniciou em 2011 e com os alunos, em um acordo técnico-científico entre a academia e a Igreja. “Começamos a identificar os documentos e após a catalogação, começaram a limpeza e recuperação deles”.

O guia possibilita que pesquisadores diversos conheçam a estrutura de funcionamento e o mapa geral do arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió, que foi organizado em 1940 com a intenção de preservar a documentação histórica produzida pela Igreja Católica em Alagoas, mais especificamente, pela Arquidiocese, entre os séculos XVIII e XXI. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Maceió

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas